TERAPIA HOLÍSTICA
(Terapia = do grego Terapeûos: harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade).
A Terapia Holística é um sistema avançado de terapias integradas e progressivas com método personalizado, que trabalha com uma somatória de técnicas milenares e modernas de altíssima vibração energética, que pode ser utilizada para tratamentos bastante profundos.
Este procedimento terapêutico visa compreender profundamente o indivíduo como um todo, tendo como foco: o Corpo, a Mente e o Espírito, em toda sua forma de atuação e maneira de viver. Ajudando você a liberar sua energia vital e canalizá-la de maneira correta, respeitando seu ritmo de vida (bioritmo). Assim você pode atingir os níveis necessários de estrutura mental e física, responsáveis pela sua saúde, através da qualidade de vida que passará a levar. Assim, entrando em harmonia física, psíquica e espiritual, conseguindo obter disciplinadamente resultados satisfatórios, sabendo de seus valores e fortalecidos por eles, atingindo suas nossas metas!
Temos um corpo energético que mantém vivo nosso corpo físico, logo, se mantivermos nossa energia em equilíbrio, viveremos cada vez melhor e nossa vida será repleta de experiências positivas, auxiliando na sua evolução pessoal. Resumindo, você aprenderá viver, e fazer tudo o que faz, de maneira sempre positiva, e é claro, colhendo resultados positivos! Viver sua vida, com uma nova dimensão de consciência criando padrões de qualidade que vão atingir todas as áreas de sua vida.
REIKI XAMÂNICO
Formação Terapeuta Xamânico
O xamanismo é uma técnica que busca o contato entre ancestralidade, natureza e a sabedoria de povos antigos. As práticas são realizadas com o máximo de conhecimento, consciência e respeito possível, para cuidar do corpo e da mente humana. As suas práticas trabalham com o ser em sua totalidade, o “eu” em conexão com a natureza e a todas as forças nela existentes.
O que é o Reiki Ma’heo’o?
Ma'heo'o Reiki é um sistema energético que combina a Energia Universal (Primordial) com os símbolos espirituais dos 4 elementos Terra, Ar, Água e Fogo, do símbolo de conexão com a Mãe Terra e com o Grande Espírito, para ativar e promover a CURA nos vários níveis do SER.
Uma poderosa ferramenta de cura através da imposição de mãos, utilizando símbolos indígenas e da natureza, com toda a simplicidade e sabedoria deixada pelos nossos ancestrais, resgatando em nós o ser curador.
Existem três sintonizações no Ma’heo’o Reiki.
As duas primeiras são para habilitar e melhorar a conexão e a percepção dos elementos através da Mãe Terra. Os símbolos não somente trazem harmonia com os elementos da Mãe Terra, mas eles permitem uma harmonia entre os elementos com as condições pertinentes a condição do homem.
A terceira é a iniciação do Mestre que o conecta ao Grande Espírito, habilitando você a trabalhar com poder da Terra e do Espírito para promover a luz, trazendo cura para o interior.
MANIPULAÇÃO TERAPÊUTICA
Técnica Manipulativa Músculo Esquelética
Procedimento terapêutico que une a QUIROPRAXIA, SHIATSU, RELAXANTE ENERGÉTICA, dessa riquíssima fusão nasceu uma técnica própria e independente, que atua a nível de descompressão muscular, ligamentos, tendões e articulações. A importância integrativa RESTAURA a capacidade de auto recuperação do organismo através da liberação do fluxo de informação neurológica.
BENEFÍCIOS
*Diminui o stress e tensões do dia a dia.
*Aumenta a flexibilidade e melhora a postura.
*Melhora a circulação sanguínea e linfática.
*Promove a integração entre os órgãos e sistemas do corpo.
*Diminui edemas e inchaços.
*Previne distensões, tendinites, luxações e lesões.
*Diminui a dor, contração, rigidez muscular.
*Facilita eliminação de toxinas.
*Aumenta a mobilidade articular.
*Auxilia o Sistema Nervoso Central.
*Promove profundo relaxamento físico e mental.
MOXABUSTÃO / MOXATERAPIA
A moxaterapia é uma técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais.
Especula-se que as origens da acupuntura e da moxabustão estejam na China, nas tribos da Idade da Pedra.
Eram usadas ferramentas de pedra para furar a pele e tratar doenças.
QUIROPRAXIA
A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. Através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural, os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando a movimentação normal.
Quem deve procurar um Quiropraxista?
As principais condições tratadas com Quiropaxia são:
- Dores na coluna vertebral
- Dores de cabeça
- Dores e tensão muscular
- Dores articulares
- Restrições a movimentação
Como é o tratamento?
O tratamento proposto, após uma entrevista e exame clínico minuciosos, consiste de três fases integradas:
- Terapia manual e métodos físicos
- Exercícios para reabilitação
- Orientação
Como é a terapia manual?
Varias técnicas foram desenvolvidas para restaurar a movimentação livre e indolor:
- Articulações: manipulação ou ajustamento articular e um movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.
- Músculos: realiza-se uma delicada palpação para localizar e dissipar áreas de tensão muscular seguida pelo alongamento passivo dos músculos.
- Postura: dores músculo-esqueléticas costumam causar alterações posturais. Nestes casos são utilizados métodos de tração suave de forma a auxiliar a recuperação de uma postura normal.
O que são métodos físicos?
Aplicação de compressas frias e quentes, ultrassom e eletroterapia tem um rápido efeito no alivio da dor sendo especialmente úteis para permitir o inicio da realização de exercícios.
Qual o objetivo dos exercícios?
Permanecer em atividade é uma orientação importante para pessoas com dores musculo-esqueléticas. São prescritos exercícios para estabilizar e fortalecer as áreas afetadas, bem como alongamentos para aumentar a flexibilidade e diminuir a tensão muscular.
Que orientação e dada aos pacientes?
Durante o tratamento são oferecidas instruções sobre como manter uma postura e atividades adequadas para evitar novos episódios de dor, considerando-se o estilo de vida de cada pessoa.
Quanto tempo dura o tratamento?
Inicialmente os pacientes são tratados uma a três vezes por semana, com redução da frequência conforme a melhora dos sintomas. E comum tratamentos durarem entre um e quatro meses.
Quais são os riscos?
Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados por quiropraxistas tem indicações e contraindicações precisas. Quando realizado por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos.
Ao procurar um quiropraxista, certifique-se de que ele possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente.
Como surgiu a Quiropraxia?
Em 1895, nos Estados Unidos. Daniel D. Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, dando a profissão seu nome atual.
TÉCNICAS DE QUIROPRAXIA
QUIROPRAXIA
VETERINÁRIA
A Quiropraxia é uma terapia manual holística e complementar. Isso quer dizer que o quiropraxista trata os animais através apenas das mãos, enxergando-os como um todo e relacionando o ambiente ao organismo, visando o equilíbrio das funções ideais, saúde e qualidade de vida.
O princípio da Quiropraxia é tratar as disfunções das articulações e principalmente da coluna vertebral, que acarretam problemas diversos.
Através de ajustes simples e precisos, o profissional estimula o sistema nervoso e, consequentemente, todas as estruturas que mandam e recebem informações dele. Assim, potencializa a capacidade intrínseca do corpo dos cães, gatos, equinos , além de outras espécies, de se curar e manter-se são.
Um dos focos do tratamento quiroprático é o Complexo de Subluxação Vertebral, muitas vezes a causa primária das doenças articulares, endócrinas, problemas musculares ou de locomoção, queda de performance, entre outros. Um simples desalinhamento de uma unidade dinâmica (conjunto de vértebras) ou diminuição de seu movimento correto causa interferência da via neural, tornando-a ineficiente.
Alguns casos de indicação da técnica em cães e gatos são:
- Diminuição da dor em casos de displasia coxo-femoral;
- Espondilose (‘bico de papagaio’);
- Osteoartrites;
- Granuloma por lambedura;
- Assimetria de membros e de andadura;
- Neuropatias e Miopatias;
- Problemas reprodutivos e urinários de fundo neurológico;
- Atrofia muscular;
- Reabilitação nas hérnias de disco;
- Fraturas e Instabilidade vertebrais;
- Doenças metabólicas;
- Estímulo do sistema imunológico;
- Tratamento preventivo e de manutenção da saúde.
A quiropraxia é uma arte bastante reconhecida em países da Europa e nos Estados Unidos por sua eficácia e segurança. Não visa substituir os cuidados veterinários convencionais, mas sim somar e acelerar o processo de reabilitação, sem o uso de fármacos ou procedimentos cirúrgicos. Ainda, quando aplicada corretamente, em muitos casos apresenta uma ótima resposta já na primeira sessão. A quiropraxia busca a fundo a causa do problema e, portanto, tem efeitos reais e duradouros.
Algumas dúvidas frequentes:
O tratamento quiroprático machuca?
Não. Geralmente o animal pode se sentir um pouco cansado ou dolorido logo após o ajuste quiroprático, decorrente do estímulo do ajuste. O que é desejável, uma vez que o ajuste ‘reseta’ o sistema nervoso, fazendo com que este volte a funcionar corretamente.
É verdade que o tratamento estala a coluna?
Na realidade, o som produzido normalmente pelas articulações dos humanos pode ocorrer nos animais, mas não se relaciona com o ajuste ou eficácia deste.
Meu animal vai ter que ficar parado ou preso?
Não. O animal pode se mexer a vontade, se assim desejar. Sugere-se evitar movimentos bruscos, como subir em camas ou sofás ou descer e subir escadas.
De quanto em quanto tempo é feito o tratamento?
O tratamento quiroprático é feito de acordo com a resposta do animal. No mínimo, se aguardam sete dias, mas geralmente as sessões são realizadas em intervalos de quinze dias, evoluindo para trinta, sessenta e então semestralmente, para manutenção. É essencial que o proprietário converse e relate ao quiropraxista quaisquer mudanças no animal.
EDUCAÇÃO POSTURAL
E QUALIDADE DE VIDA
Sendo que qualidade de vida, seja ela boa ou excelente, é aquela que oferece um mínimo de condição para que os indivíduos ligados a ela possam desfrutar de todas suas potencialidades, ou seja, viver, trabalhar, estudar, se divertir, ou quem sabe até, simplesmente existir.
É fato, que nos países em desenvolvimento, a educação é o principal eixo na divulgação e orientação à população no que se refere à saúde e a qualidade de vida. Com a educação, temos a possibilidade em ajudar as comunidades a desenvolver hábitos saudáveis e com isso, prevenir várias doenças.
Limito este texto num item bastante significativo que envolve o trabalhador, a dona-de-casa e as nossas crianças. E que por falta de informação preventiva aumentam a cada ano, os Desequilíbrios Posturais.
A incidência dos problemas relacionados aos desequilíbrios posturais é tão freqüente e usual, que a orientação à população para um programa de educação postural, objetivando a conscientização corporal, prevenção e compensação aos desequilíbrios do nosso corpo, torna-se cada dia mais pertinente.
Segundo Knoplich 1986, “está comprovado que as dores na coluna são mais freqüentes entre 25 e 45 anos de idade, em ambos os sexos, atingindo assim o ser humano no período de maior produtividade. Ambos os sexos têm freqüência igual, porém, em alguns levantamentos, tem-se notado que no homem há uma maior incidência na região lombar e na mulher na região cervical.”
O sintomatologia da lombalgia é bastante complexo e muito incidente, pois afasta pessoas do trabalho, impossibilita a realização de atividades diárias e também prejudica substancialmente o período que seria de descanso, o sono.
Segundo pesquisa feita por Tanner 1987, “aproximadamente 30% da população sofre normalmente de dor nas costas, mas não procura ajuda médica; 25% da população atravessa a vida sem sentir dor nas costas; apenas uma minoria que sofre de dor, está recebendo tratamento para essa condição e cerca de 40% terão, ou já tiveram dor nas costas, mas não sofrem com isso agora”.
Os desequilíbrios posturais e como conseqüência as síndromes dolorosas, variam de acordo com o modo de vida de cada indivíduo e também dependem da conscientização corporal que cada um trás consigo. É claro que os trabalhadores que levantam muito peso, correm mais riscos. No entanto, os que realizam trabalhos “leve”, adquirem simplesmente pela maneira de se posicionar, pela permanência da postura adotada e pelos movimentos repetitivos que esta pessoa passe a realizar.
A maneira de se posicionar e a conscientização corporal é muito importante, pois é ela que desencadeará todo o processo dos desequilíbrios e das síndromes dolorosas.
A boa postura nos determinados afazeres é o principal fator para se evitar os desequilíbrios posturais. Torna-se importante a conscientização do indivíduo do que seria uma postura correta e qual a melhor maneira de se estar minimizando todo o esforço pelo qual o corpo é submetido nas infinitas atividades diárias.
O direito à saúde está expresso na carta da Organização das Nações Unidas, onde participam todos os países em desenvolvimento. “O desfrute do grau mais elevado de saúde que se possa é um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem distinção de raça, religião, ideologia política ou condição econômica social. A saúde de todos os povos é uma condição fundamental para se conseguir a paz e a segurança, e depende da mais ampla cooperação entre os indivíduos e os estados”. (Arquivo Brasileiro de Medicina - vol. 62, n.º 6 nov/dez 88).
Também podemos encontrar no Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que, “todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família, saúde e bem-estar...” (DALLARI, 1992).
Saúde também é uma qualidade de vida, condição ou estado de bem-estar que apresenta um componente biológico e um comportamental, que são alterados de acordo com o relacionamento indivíduo x meio. Não existe uma postura correta para todas as pessoas. Somos seres biologicamente diferentes, sendo assim, a postura mais adequada varia de uma pessoa para outra. Poderíamos então dizer, que a melhor postura que deve ser adotada por um indivíduo é aquela que preenche todas as necessidades mecânicas do seu corpo e também que possibilite o indivíduo manter uma posição ereta com o mínimo esforço muscular. Uma postura que o ajude a opor-se contra as forças externas, que lhe dê equilíbrio na realização do movimento e que lute contra a ação da gravidade.
Diante dessas considerações, podemos observar que a má postura ocorre quando um indivíduo se posiciona fora dos padrões da linha de gravidade e permanece por um longo período em postura inadequada. Dessa forma, seu corpo estará submetido a uma sobrecarga mecânica onde esta, ocasionará num futuro próximo, síndromes dolorosas devido alterações dos padrões musco-esqueléticos, podendo também, desencadear os desvios posturais.
E é exatamente neste contexto, que necessitamos de profissionais para atuar como orientador na profilaxia dos desequilíbrios posturais ou até mesmo na reeducação motora dos padrões posturais. Através do convívio com crianças, adolescentes, adultos ou idosos, orienta-los da importância de um bom posicionamento da postura, quais as conseqüências da má postura, a importância da conscientização corporal, maneiras adequadas de se realizar determinadas atividades, posição mais adequada para dormir, sentar, dirigir, trabalhar, etc.
Não pretendo, nem digo que incluir em nossas atividades profissionais, um programa de educação postural seja a última forma contra os desequilíbrios músculo-esquelético e os desvios posturais, mas talvez, possamos estar subsidiando uma proposta de rico conteúdo para a educação postural de nossos alunos/atletas/clientes, esteja ele na escola, em casa, no trabalho, no clube, etc. E acima de tudo,estar contribuindo para uma melhor qualidade de vida a cada um deles.
Profª Ms. Érica Verderi
verderi@cy.com.br
REIKI USUI
A técnica do REIKI foi trazida pelo Dr. Mikao Ussui. Ele era estudioso de manuscritos antigos, e procurava entender as estórias de curas milagrosas, que lhe contavam.
Em busca de uma resposta em como usar o Reiki, decidiu subir o Monte Kuriyama e passou 21 dias meditando em jejum. No último dia, Dr. Ussui obteve uma resposta através de uma luz divina. Após descer o Monte Kuriyama, ele passou pela periferia e lá curou muitas pessoas.
Ele passou os seus ensinamentos para o Dr. Chujiro Hayashi, um médico da Marinha Imperial, que depois montou uma clínica de Reiki em Tokyo para pessoas que necessitavam de cura. Dr. Hayashi, dividiu em etapas os ensinamentos do Reiki que lhe foi passado, assim facilitando o ensinamento e o aprendizado. Foi em busca de uma cura para o câncer que a Sra. Hawayio Takata conheceu a clínica do Dr. Hayashi. Antes do Dr. Hayashi morrer, ele passou os ensinamentos da técnica do Reiki para Sra. Takata, mais tarde formando se mestra da técnica Reiki.A Sra. Takata abriu uma clínica de Reiki no Hawai onde formou 22 mestres.
O Reiki está mudando e se desenvolvendo a cada dia, desde o tempo de Mikao Ussui, Chujiro Hayashi e Hawayo Takata. As pessoas estão conhecendo e tendo mais acesso à essa técnica maravilhosa de cura pelas mãos. A origem do Reiki precisa ser honrada, e ao mesmo tempo respeitando as mudanças do mundo, das pessoas e do planeta Terra.
Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa.
Em uma iniciação a pessoa que vai receber o Reiki, fica em uma posição confortável, com a coluna reta para facilitar a absorção de energias. Geralmente durante as sessões muitos mestres de Reiki preferem ficar em silêncio para facilitar a conexão com seus mestres, seres superiores e outras energias. As posições são variadas trabalhadas atrás da cabeça e na frente. A duração de uma iniciação pode levar de uma hora a uma hora e meia, variando de mestre para mestre. Após esta iniciação a pessoa não precisa passar novamente por este processo para melhorar ou recuperar os seus canais de energia. A pessoa passa por uma grandiosa transformação, se tornando diferenciada das outras. Esta transformação permanece por toda a vida.
Uma vez que você foi iniciado, a energia do Reiki é então, encaminhado através do corpo num passo correspondente à aquele que é necessário para a cura. O corpo humano ou animal irradia calor e energia. Essa energia é a força da vida chamada CH'I. O que cura é a energia do Cosmos (Ki ou CH'I) que é direcionada pelas mãos do praticante. A palavra CH'I quer dizer "ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo..." CH'I ou KI é também a força vital da Terra, dos planetas, das estrelas, dos céus e das fontes de energia que afetam os corpos com a energia KI. A energia que sai das mãos do praticante de Reiki, é uma energia transformadora, trazendo o KI da Terra e dos Céus para dentro do corpo humano e animal.
Na energia vital do Reiki, a pessoa que está sendo inicializada, fica com todos os canais de energia abertos e limpos de obstruções pela inicialização do Reiki. Na prática do reiki, não há transmissão de nenhuma energia pessoal.
5 PRINCÍPIOS DO REIKI:
SÓ POR HOJE,
Não se zangue.
Não se preocupe.
Seja grato.
Aplique-se ao trabalho.
Seja gentil com os outros.
NÍVEIS DO REIKI:
Reiki I
No Reiki I, a pessoa passa por um processo de limpeza que pode durar 21 dias. A pessoa pode sentir dores inexistentes, sentimentos como: ansiedade, angústia, etc. Este processo é temporário e varia de pessoa para pessoa. Outros passam 21 dias de limpeza sem dores ou qualquer sentimento estranho. É aconselhável que, ao se formar no Reiki I, as primeiras aplicações sejam feitas em si mesmo para poder sentir e vivenciar o reiki. Com o reiki I, você pode energizar plantas, animais, remédios, cristais e objetos em geral. A duração das aplicações de reiki I é de 10 minutos ou mais em cada posição.
Reiki II
Para a pessoa passar para o nível 2, é preciso ter experiência na prática do reiki. O nível 2 trabalha os aspectos emocionais da pessoa, permitindo uma ligação profunda com a energia cósmica. Novamente a pessoa passa por 21 dias de limpeza, para que o karma da pessoa seja liberto e purificado de energias bloqueadas e negativas. São entregues 3 símbolos (mantras e yantras) de muito poder. Esses símbolos são secretos e só podem ser conhecidos pelos praticantes do reiki. Cada um deles tem uma função especial. O primeiro, tem um poder muito forte de limpeza. Limpa ambientes, pessoas e objetos. O segundo, age na parte emocional, trazendo à tona todos os sentimentos negativos. É importante usar os símbolos na seqüência certa, no caso 2 e 1. Por exemplo, o símbolo 2 para trazer a tona as energias negativas e o símbolo 1 para limpar. O símbolo 3 permite atravessarmos a barreira do tempo, ou seja, passado e futuro. O símbolo pode ser usado para energizar pessoas à distância.
Reiki III
É necessário que a pessoa tenha um conhecimento profundo do reiki. Nesta etapa a pessoa passa por um processo de grande transformação mental. Neste nível é entregue mais um símbolo, que permite o praticante a curar em massa. Ele aumenta 100 vezes o poder de cura, diminuindo a duração de aplicação do reiki II pela metade. A pessoa passa novamente pelo processo de 21 dias de limpeza.
Mestrado
No mestrado é atingido a realização plena do ser, permitindo o praticante a iniciar outras pessoas na prática do reiki.
STIPER
A estimulação permanente dos pontos reflexos e combinados :
a) melhora do metabolismo
b) aceleração das reações enzimáticas
c) reforço das fagocitoses na luta contra as infecções
d) eliminação de resíduos
e) relaxamento da musculatura lisa e estriada
f) ativação da circulação do sangue e da linfa
Na Estética promove um melhor fluxo sanguíneo, tonifica os músculos e o colágeno de regiões rugosas ou flácidas da face, região dos olhos, suavizando olheiras e marcas de expressão em geral.
Pode ser aplicado em regiões afetadas ou em máscaras estéticas.
Recurso terapêutico que utiliza pastilhas com cristais de silício, nos pontos de acupuntura.
É uma pequena pastilha flexível impregnada com cristais de silício.
Tem função equilibradora e moduladora da energia do organismo agindo de forma sedativa ou tonificadora já que o silício funciona absorvendo as energias desarmonizadas, desequilibradas devolvendo ao organismo de forma controlada, o restabelecer do fluxo de energia.
Além de ser um método não invasivo, o mesmo potencializa o tratamento em até cinco vezes mais que as tradicionais agulhas, podendo ser recomendado para todas as pessoas (idosos, crianças, bebês, que tem a pele mais sensível) ou para clientes que não desejam ou podem se submeter à acupuntura com agulhas.
Indicado também para dores crônicas, bem como em afecções ortopédicas, reumatológicas, neurológicas e em pacientes que estão se submetendo a fisioterapia, pois acelera a recuperação e aperfeiçoa os tratamentos (florais de Bach, óleos essenciais, aromaterapia, extrato de Artemísia (moxa), fitoterapia, cromoterapia.
CROMOTERAPIA
A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.
O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.
O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, re estabiliza o equilíbrio do organismo, podemos utilizar várias técnicas como fonte de melhora da condição de vida ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza.
AURA-SOMA
Aura-Soma: O Espelho da Alma Aura-Soma é o sistema terapêutico que utiliza a linguagem das cores e as energias dos cristais, minerais, plantas medicinais e óleos essenciais para retratar-nos em um nível profundo, possibilitar a expansão da consciência, revelar a forma como estamos lidando com o universo que nos rodeia e proporcionar bem-estar e equilíbrio integrais.
O SIGNIFICADO DAS CORES
PARA CADA SIGNO
É uma terapia holística, isto é, aborda o ser humano nos níveis emocional, mental, espiritual e físico; é não intrusiva, pois você é quem escolhe o frasco terapêutico que o auxiliará na restauração do seu equilíbrio e bem-estar e é natural porque utiliza a energia das cores, aromas, ervas, cristais e minerais em seus tratamentos.
O trabalho terapêutico com Aura-Soma é essencialmente vibracional ou energético, pois considera que a nossa saúde e bem-estar dependem do equilíbrio da aura, isto é, dos corpos energéticos que circundam e corpo físico.
O próprio nome Aura-Soma sugere o caráter de sua atuação: Aura: Luz em grego e Soma: Corpo em latim. Isto é, Corpo de Luz. A Aura-Soma ainda nos dá mais ferramentas para descobrirmos quem somos em essência e de que forma podemos contribuir amorosamente com nossos dons únicos para transformarmos o mundo que está à nossa volta.
Este sistema completo de autoconhecimento possui ligação com outros sistema de sabedoria antiga, dentre eles: Tarot, astrologia, numerologia, cabala, I ching, medicina ayurvédica, homeopatia, etc. E esta maravilhosa descoberta se faz através da Leitura das Cores pelas quais mais nos atraímos; em última análise, estas são as cores que estão em ressonância com nossa alma (eu real) e propósito de vida. Por ter ainda esse caráter é que a Aura-Soma é descrita como uma Terapia da Alma e para a Alma. Leitura de Cores da Aura-Soma "Somos as Cores que Escolhemos e elas revelam nossas Necessidades".
A Leitura de Cores de Aura-Soma se dá através de uma seleção de quatro frascos – dentro de um rol de 109 – estes com inúmeras combinações de cores que podem ser interpretadas nos níveis emocional, mental, espiritual e físico. Estes frascos fazem parte do kit dos Óleos Equilibrium, que, além de freqüências cromáticas, possuem em suas fórmulas as energias dos reinos vegetal e mineral. Esse processo de escolha dos frascos é intuitivo e leva em conta as cores pelas quais mais nos atraímos. Estas cores estão relacionadas com os centros de consciência que temos ao longo do sistema energético do corpo, mais conhecidos como chacras.
Tudo o que vivenciamos nos níveis de percepção interna (sentimentos, emoções, pensamentos), tanto positiva quanto negativamente, fica impresso em nossos corpos energéticos e nos chacras, o que pode ser interpretado através da linguagem simbólica das cores. É por isso que em Aura-Soma se diz que as “Cores são o Espelho da Alma”, pois elas nos refletem de forma subjetiva revelando nossas necessidades mais profundas. Kit dos Óleos Equilibrium da Aura-Soma.
O Significado dos Óleos: O primeiro frasco é o que chamamos de Frasco da Alma. Irá indicar a cor através da qual nos expressamos mais harmoniosamente (lembrando sempre que a cor sinaliza um conjunto de qualidades específicas), uma vez que esta cor em particular tem haver com todo o potencial inato que possuímos na forma de dons, talentos e virtudes que viemos compartilhar com o mundo. Através da leitura do primeiro frasco pode-se descobrir a verdadeira missão de vida, uma vez que está relacionado com a expressão da alma, ou seja, o Eu Real.
O segundo frasco é denominado de Frasco do Desafio. Este indicará quais os principais obstáculos que temos de transpor a fim de que possamos realizar plenamente o potencial do primeiro frasco. Interpretando-o podemos enxergar a causa de nossos desequilíbrios, pois aí residem nossos pontos de maior vulnerabilidade, resistência e apego.
As cores contidas neste frasco indicam quais as qualidades positivas que viemos e precisamos desenvolver, diferentemente das do primeiro que já trouxemos desenvolvidas, mas que precisamos expressar para criarmos equilíbrio em nossas vidas. Já o terceiro frasco indica o Momento Presente.
Como estamos atualmente nos posicionando em relação aos nossos desafios e verdadeira missão de vida? Já temos consciência deste processo? Em que nível de profundidade? Finalmente o quarto frasco irá indicar quais as experiências positivas que já estamos atraindo do Futuro para nossas vidas como uma resultante do processo que estamos vivenciando no momento presente. Seria uma dádiva de nosso Eu Superior, uma mensagem de esperança, otimismo, equilíbrio e realização.
CONHECENDO A AURA-SOMA
AS CORES E A PERSONALIDADE
As cores influênciam na personalidade de acordo com a preferência. A primeira cor de preferência, refere-se aos aspectos da personalidade real, ou seja, como o indivíduo se mostra para os outros; a segunda cor de preferência, refere-se aos objetivos da vida, ou seja, o que se almeja da vida; e a cor que o indivíduo não gosta, refere-se às frustrações da vida.
É importante destacar que as preferências de cores, mudam de acordo com o momento emocional do indivíduo.
Aspectos da personalidade de acordo com a preferência:
1. Cor de Preferência:
Amarelo: É a cor da vida; são pessoas otimistas, alegres, idealistas, sonhadoras, alma de artista, fraternos; pessoas ligadas à comunidade e à sociedade.
Laranja: A caracteristica principal de quem prefere esta cor é a de transição; refere-se a um momento de mudança, transformação; geralmente a preferência pelo laranja ocorre por períodos muito curtos.
Preto: São pessoas autoritárias, que não aceitam o tipo de sistema em que vivem: familia, economia, social, ou seja: rejeitam causas exteriores. Também são idealistas e amorosos e não demonstram seu amor por medo de serem magoados.
Violeta: São pessoas que têm necessidade de serem reconhecidas, ou pelo menos tenham a intenção de serem notadas.
Cinza: São pessoas que estão com uma insatisfação muito grande na vida; a aparência pode até ser agradável, mas a tristeza é grande; a pessoa se sente pressionada afetivamente e infeliz, mas nem sempre o demonstra.
Marrom: Significa capacidade que o indivíduo tem para lidar com dinheiro; são pessoas que são cabeças de família; fazem tudo com alegria, só que não se envolvem afetivamente; não são portanto pessoas afetivas.
Verde: São pessoas boazinhas para tudo e para todos, mas são pessoas interesseiras; tudo o que fazem esperam retorno; sabem fazer amizades, viver em sociedade e comunidade, mas sempre com segundas intenções.
Rosa: A característica principal das pessoas que preferem o rosa, é que são pessoas ternas, amorosas, mas que têm dificuldades de expressar esses sentimentos; gostariam de agasalhar à todos, mas têm muitas dificuldade em demonstrar , por medo de serem rejeitados.
Branco: Refere-se a área sexual; a pessoa que tem bloqueio grande na área sexual, excessos de limpeza, sensação de pecado, tem uma preferência em usar o branco e dificuldades de afeto.
Vermelho: A preferência pelo vermelho refere-se à pessoas que têm personalidades guerreiras, combativa; gostam de mudanças; não temem a nada e são pessoas elétricas.
Estampado: É a mistura de cores; a preferência pelo estampado, indica uma adoração pela vida; é uma pessoa de personalidade vibrante mas que tem altos e baixos.
Dourado: Ligado ao afeto e ao amor, principalmente se direcioná-lo para o chakra cardíaco. É uma cor vibrante, mais potente que o amarelo; é considerada uma cor nobre e serve para a reconstituição de tecidos lesionados, principalmente quando se trata de tumores.
Prata: Ligado à lua e ao mundo espiritual (interiorização); acelera o processo de projetos e pesquisas, favorecendo o mesmo. Está ligado à tecnologia espiritual; em cromoterapia, favorece a destruição de tumores e restauração de tecidos.
Azul: Pessoa conservadora; dificilmente muda de opinião e não gosta muito de mudanças (coisas novas).
AS CORES E
OS ALIMENTOS
Para produzir o alimento, o homem tem o mesmo meccanismo que o das plantas. Através da pele e dos olhos ele absorve as diferentes cores, como o fazem as plantas; e essa absorção pelos olhos e pele é uma espécie de digestão. Hoje, esse método é um auxiliar no processo digestivo, caso o corpo não obtenha todos os raios de cores de que precisa.
A pele e os olhos desempenham sua parte na digestão.
O homem é um animal predatório e um parasita, pois vive das plantas e de outros animais. Sem as plantas seria impossível a vida em sua forma atual.
O que as plantas fazem é tomar a luz, que é cor, e através de um processo de fotossíntese, transforman-se em seres: flor, fruto ou legume.
O que o homem faz pela digestão é tomar a matéria sólida, chamada agora alimento, e decompô-la (atravéz do processo da digestão) em seu estadoionizado, pelo qual pode ser absorvida pelo corpo todo.
Esse processo de metabolismo reverte a síntese das plantas, tomando o homem em suas células a luz dos sete raios cósmicos do universo, dentro de certas combinações acerca das quais os cientistas pouco sabem, e numa proporção que, se respeitada, gera harmonia e saúde. Qualquer mudança das combinações, qualquer desvio ou violação dessa proporção (demasiada luz ou falta dela) produz alterações e suas consequências: as doenças. Todavia, conhecem-se certas especifidades dos alimentos e suas cores respectivas:
O VERMELHO, O LARANJA E O AMARELO são cores de efeito alcalino e os alimentos com essas cores possuem o mesmo efeito.
O AZUL, O VIOLETA E O ÍNDIGO são cores de efeito ácido, e esse mesmo efeito produz os alimentos com essas cores.
O VERDE é uma cor neutra, portanto sem efeito alcalino nem ácido; consequentemente, os alimentos de cor verde são também neutros.
A afirmação de que os alimetos verdes não são nem ácidos nem alcalinos, não deve confundir-se com os aspectos nutritivos da dieta que oferece frutas e legumes em lugar da acidose. Nesse caso, o aspecto lógico é que as frutas e legumes tem uma reação alcalina que neutraliza a ação das proteínas.
Importa também informar a respeito do potencial energético, do solo, do aspecto geográfico, das variações dos raios cósmicos em consequência das mudanças de clima, estação e temperatura, e do hemisfério específico onde se acha a pessoa e onde cresce o alimento – coisas que afetam o paladar.
Tanto os planetas quanto o homem estão sob a influência das vibraçõescósmicas. o nível das vibrações alteram-se à medida que os planetas entram em determinadas posições orbitais, alteradas pelas estações.
Entretanto, as pessoas não estão obrigadas a aceitar as generalizações dos hindu ou da astrologia. Basta observar o padrão dos processos, as mudanças sazonais, de todos conhecidos. O ritmo do universo manifesta-se anualmente. O padrão existe, parte visível, parte não, e todas as explicações de que essa transformação se deve às mudanças do tempo são meras confirmações.
CORES / ANIVERSÁRIOS
CORES / SIGNIFICADO
SIGNIFICADOS DAS CORES
E SUAS SIMBOLOGIAS
As cores tem grande influência psicológica sobre o ser humano, pois são captadas pela visão e transmitidas ao cérebro.
Consequentemente promovem impulsos e reações em todo o corpo. Algumas cores estimulam, outras tranqüilizam, assim, o ser humano aprendeu a usar o significado das cores para passar e receber informações de acordo com suas necessidades. Também disponibilizamos o significado das cores mais utilizadas nas festas de Reveillon e Ano Novo.
Vivemos numa sociedade que comemora intensamente a virada de ano na festa de Reveillon. A tradição ocidental diz que a cor das roupas que usamos durante a virada do ano novo influenciam as energias para o ano vindouro. Portanto é importante estarmos por dentro do significado das cores das roupas mais utilizadas pelas pessoas, para festejarmos o Reveillon da melhor forma e atrairmos bons fluidos para o ano novo.
O branco é a cor clássica do ano novo e das festas de Reveillon. Branco é a reunião de todas as cores e a cor ideal para se purificar de energias antigas e começar coisas novas, não é à toa que é a cor tradicional das roupas de ano novo! É pra quem quer um 2012 cheio de paz e boas novidades!
O branco transmite paz, calma e pureza. Significa inocência e esperança no bem. O branco revela sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais.
A cor prata é para quem quer fazer tudo diferente em 2012!!! Então aposte no prata para trazer as energias da inovação no seu ano novo e ainda começar com um look super fashion! Aposte também nos acessórios prateados!
Mas cuide para não exagerar! O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade e à inovação, então é capaz de você ficar parecendo uma andróide.
Prateado atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e prosperidade. Expressa sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.
O dourado representa o Sol e por isso é a cor associada ao luxo e ao sucesso! Se quiser, basta combinar essa cor com alguma outra, como o branco, ou usar em acessórios, já que dourado dos pés à cabeça pode ser um pouco demais para mulheres mais discretas. O dourado é para quem quer literalmente brilhar em 2012!
O dourado está simbolicamente associado ao ouro, à riqueza, a algo majestoso. É para começar o ano novo em alto nível e transmitir boas vibrações de prosperidade.
O champanhe é considerada uma cor neutra, como um tom de pele. Devido à suavidade e ao calor que transmitem, são os queridinhos da moda no momento. Trazem estabilidade e são para quem quer começar o ano novo com os pés firmes no chão, sem ilusões. Os tons mais rosados também são associados ao amor e aos relacionamentos duradouros. Pra quem quer estabilidade (ou namoro firme) em 2012!
O champagne é uma cor que transmite calma e está associado ao clássico e promove a sensação de aconchego e conforto.
O champagne desperta e aquece.
O amarelo é uma cor clara e vibrante, que simboliza a alegria de viver, mas também a inteligência e capacidade de aprender e de mostrar o quão fashion você é, já que os tons dessa cor sempre combinam com a energia e o calor do verão! Amarelo é a cor para quem quer ser feliz em 2012!
O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Atrai pessoas alegres, rejuvenesce e expressa charme. É para valorizar a amizade e o calor humano no ano novo.
O amarelo atrai a atenção e não deve ser usado por mulheres mais discretas. A não ser que elas queiram brilhar e demonstrar toda a sua felicidade e vibração de vida na noite!
O verde, além de simbolizar a sorte, também é a cor do equilíbrio e da saúde. É três em um! Pra quem quer começar o ano novo com o pé direito e saúde perfeita pra encarar os desafios do ano!
O verde significa vigor, frescor, esperança e calma. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde.
Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. É para quem quer começar 2012 em perfeito equilíbrio.
O azul é a cor ideal pra quem vai fazer vestibular, já que simboliza segurança, tranquilidade e facilita o poder de comunicação, tudo que você vai precisar para arrasar nas provas e se dar bem na escola... ou terminar 2012 entrando numa faculdade!
Azul simboliza a lealdade, a fidelidade e a seriedade. É seguir firme no ano novo na concretização de seus projetos e sonhos.
É a cor do bem estar e da paciência, da amabilidade e da serenidade. Azul é a cor mais profunda. Preferida por adultos, demonstra uma certa maturidade.
O lilás é um roxo pendendo para o azul. Dessa forma, também significa espiritualidade e intuição, mas de forma mais leve e sutil. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ideal para começar 2012 de forma leve e tranquila.
Lilás é uma cor que ajuda a encontrar novos caminhos durante o ano novo e a elevar nossa intuição espiritual para enfrentar com serenidade os desafios do ano que chega.
O vermelho estimula a força de vontade, a energia e a coragem. E é o símbolo da paixão! O vermelho é pra quem precisa de força de vontade para encarar o vestibular ou outros desafios e quer viver muitas paixões no ano novo!
O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo. É pra quem quer começar2012 com tudo!
A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
Há quem se refira ao laranja como salmão. O laranja é para quem anda se sentindo muito cansada, sem energia para estudar, namorar ou ir pra academia! Então uma roupa laranja é a ideal para você entrar em 2012 cheia de vitalidade e usando uma cor quente e atraente!
O laranja é a cor do calor afetivo, da intimidade, vai expressar energia, desejo e demonstrar que você está com o pique todo para o ano novo (e para a noitada) Laranja também é a cor do sucesso e da prosperidade.
O Laranja é também a cor da confiança e das pessoas que crêem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade e o entusiasmo.
Além do amor de namorados e relacionamentos, o rosa também é a cor do amor-próprio. Quer encontrar um amor em 2012? Aumentar sua auto-estima? Aposte nessa cor que, além de ser tendência (principalmente os rosas mais "vivos"), vai te ajudar a se amar mais!
A cor rosa é um vermelho suavizado com o branco. Portanto é a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso.
O rosa representa romance, sensualidade e beleza feminina. É encontrar alguém de vez no ano novo!
O roxo simboliza transformação e mudanças, representando a transformação da energia negativa pela positiva. Também representa espiritualidade e ajuda a se livrar da depressão. Pra quem quer um 2012 repleto de boas mudanças e muita alegria no coração!
Roxo simboliza respeito e dignidade. Assim como o preto, o roxo remete a nobreza e poder. É para começar o ano novo em grande estilo.
O roxo significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.
Uma roupa na cor azul claro vai expressar tranquilidade, abertura e frescor. É para começar 2012 com serenidade e vivacidade.
O azul é a cor do céu iluminado, das alturas, do espírito e do pensamento. Portanto simboliza o ideal e o sonho. É para transmitir boas vibrações para a realização de seus sonhos no ano novo.
O preto transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo.
O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, na verdade jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto.
Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.
É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento do seu arredor. Indicada só para detalhes de acabamento ou objeto, pois pode deixar o ambiente muito escuro, a não ser que esta seja a intenção.
O preto também pode sugerir silêncio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.
O cinza pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade, mas em excesso pode transmitir falta de vida. Algo que "se tornou cinzento" nem sempre é visto de forma positiva, pois o termo é comumente usado para expressar morbidez e falta de vigor. Um tempo nublado - como o céu sempre acinzentado, também não é amplamente desejado pelas pessoas.
Porém se bem utilizado, o cinza oferece equilíbrio e flexibilidade por ser o equilíbrio entre o preto e o branco.
Cinza é a expressão de neutralidade. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais expressa desânimo e monotonia.
O marrom é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto (o bege pode ser considerado como um castanho claro), à estabilidade, à resistência e simplicidade.
O marrom representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento.
O bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico, bege desperta e aquece.
O anil é um roxo pendendo maispara o azul. Significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cormetafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor anil é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.
Anil simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. O anil representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.
A maioria dos astrólogos atribui uma cor (às vezes duas) aos signos do Zodíaco, e cada cor tem o seu significado específico, relacionado com a personalidade das pessoas.
As cores ajudam a definir e a dar forma às nossas vidas, aos nossos hábitos, aos nossos valores e aos nossos sentimentos. As cores com as que mais nos identificamos dão-nos pistas sobre as nossas sensações e emoções internas.
As cores são uma linguagem silenciosa, e conhecer o significado da cor associada ao nosso signo pode-nos ajudar a compreender melhor muitas das coisas que nos acontecem e nossas reações ante elas.
O vermelho simboliza o poder, é a cor que se associa com a vitalidade e a ambição.
O vermelho contribui também para a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude optimista perante a vida.
É uma cor que também tem seu aspecto negativo, e pode expressar raiva. Se estamos rodeados de muito vermelho, pode influir-nos negativamente e deixar-nos irritáveis, impacientes e inconformistas.
A cor vermelha está associada com os signos de Carneiro e Escorpião.
As palavras chave da cor vermelha são: atração, amor, paixão, desejo.
O rosa é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos.
Nos faz sentir carinho, amor e proteção. Também nos afasta da solidão e nos converte em pessoas sensíveis.
Assim como o vermelho reflete mais a parte sexual, o rosa está relacionado ao amor altruísta e verdadeiro.
A cor rosa está associada ao signo de Balança.
As palavras chaves da cor rosa são: inocência, amor, entrega total, ajudar ao próximo.
O laranja é uma cor alegre.
Esta cor libera as emoções negativas, faz-nos sentir menos inseguros, menos penosos, mais compreensivos com os defeitos dos outros e contribui à vontade de perdoar.
O laranja estimula a mente, renova a fé na vida e é o perfeito antidepressivo.
É ideal para o espírito. A cor damasco ou pêssego é ideal para os nervos.
A cor laranja está associada ao signo de Leão.
As palavras chaves da cor laranja são: energia, alegria, felicidade, atração, criatividade.
O amarelo é uma cor que contribui para a felicidade. É uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo - é como estar em festa a cada dia.
Associa-se com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos.
É portanto, o poder de discernir e discriminar, a memória e as idéias claras, o poder de decisão e capacidade de julgar.
Também nos ajuda a organizar-nos, a assimilar as ideias inovadoras, e contribui para a habilidade de ver e compreender os diferentes pontos de vista.
Pelo lado negativo, esta cor pode contribui para o medo ou temor a certas coisas.
O amarelo está associado com os signos de Gémeos, Leão (amarelo escuro), Touro (amarelo e ocre) e Virgem.
Palavras chaves da cor amarela: felicidade, alegria, inteligência, inovação, energia, sol, fortaleza, poder.
O verde tem uma forte afinidade com a natureza e nos conecta com ela, faz-nos simpatizar com os demais encontrando, de uma forma natural, as palavras justas.
É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos ou acabamos de viver um trauma. O verde cria-nos um sentimento de conforto e relaxamento, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados interiormente.
Meditar com a cor verde é como tomar um calmante, para as emoções.
O verde escuro representa o princípio da morte e é indescritível. É a negação da vida e da alegria.
O verde lima ou o verde oliva podem ter um efeito prejudicial, tanto fisicamente como emocionalmente.
Quando se juntam o verde e o amarelo, podem despertar sentimentos de inveja, ressentimento e posse.
A cor verde está associada aos signos de Touro, Balança, Virgem, Capricórnio (verde-escuro), Aquário e Peixes (verde-mar).
Palavras chaves da cor verde: natureza, harmonia, crescimento, exuberância, fertilidade, frescura, estabilidade, resistência. Verde escuro: dinheiro.
A cor cinza está associada à independência, à autossuficiência, ao autocontrole: é uma cor que atua como escudo contra as influência externas.
No entanto, o cinzento pode gerar sentimentos negativos; densas e escuras nuvens cinzas, o nevoeiro e a fumaça.
O cinzento é a cor da evasão, independentemente de ser um cinzento claro ou escuro. Isto relaciona-se com o separar-se de tudo, permanecer à margem e fugir de compromissos impostos.
Inevitavelmente, esta cor leva-nos a ser demasiado auto-críticos. Não obstante, quando conseguimos aprender com isso e tomamos medidas, podemos conseguir resultados positivos tanto do ponto de vista da organização como da capacidade de compromisso com os demais.
A cor cinza está associada aos signos de Gémeos e Aquário.
Palavras chaves da cor cinza: estabilidade, generosidade, grandes dotes organizativos, dotes humanitários, isolamento, independência.
O azul é uma cor fresca, tranquilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo. O azul representa a noite.
O azul-marinho faz-nos sentir descontraídos e calmos, como o imenso e escuro mar durante a noite.
O azul claro e o azul-celeste fazem-nos sentir calmos e protegidos de todo o alvoroço das actividades do dia. Também é aconselhável contra a insónia.
O escuro azul da meia-noite age como um forte sedativo sobre a mente, permitindo-nos conectar com nossa parte feminina e intuitiva. Mas demasiado azul escuro pode produzir depressão.
O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias e a ser criativo.
A cor azul está associada aos signos de: Peixes, Balança, Aquário e Sagitário.
Palavras chaves da cor azul: estabilidade, profundidade, lealdade, confiança, sabedoria, inteligência, fé, verdade, eternidade. Azul-marinho:conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade. Azul claro:generosidade, saúde, cura, frescura, entendimento, tranquilidade.
A cor dourado, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, a sabedoria e os conhecimentos.
É uma cor que revitaliza a mente, as energias e a inspiração, afasta os medos e as coisas supérfluas.
A cor dourado claro é excelente para a depressão e equilibra a mente.
A cor dourado está associada ao signo de Leão.
Palavras chave da cor dourado: cor sobrenatural, realeza, símbolo do dinheiro, riqueza, essência do espírito divino, abertura espiritual, fortaleza.
Quando uma pessoa se sente desanimada ou preocupada com a sua situação, ou quando se sente zangada ou frustrada, a cor magenta tira-lhe esse sentimento ou atitude e deixa que o seu espírito emerja.
É uma cor espiritual, mas também possui alusões práticas, parecidas com a compaixão, a ajuda e a bondade.
Desde o ponto de vista negativo, o magenta é como o violeta, faz-nos sentir o desejo de afastar as exigências do mundo e evitar os desafios.
De certo modo, também pode chegar a ser demasiado relaxante. Assim que uma pessoa que entra em contínuas depressões ou que seja introvertida deve evitar o magenta.
Esta cor estão associada aos signos de Balança e Sagitário.
Palavras chave da cor magenta: entrega, ajuda, bondade, calma, criatividade, independência, dignidade, serenidade.
A cor branca é a mais pura de todas, assim que representa à pureza.
É a cor mais protetora, contribui à paz e ao conforto, alivia a sensação de desespero e de choque emocional, ajuda a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito.
Se você precisa de tempo e espaço em sua vida porque se sente pressionado, o branco é a cor que pode dar a sensação de liberdade para esquecer-se das opressões.
Demasiado branco, quando não é necessário, pode dar a sensação de solidão e frio, porque o alvo nos separa das outras pessoas.
A cor branca está associada ao signo de Caranguejo.
Palavras chaves da cor branca: luz, bondade, inocência, pureza, virgindade, otimismo, perfeição, isolamento, frio.
O preto é ao mesmo tempo cor de proteção e mistério.
Está relacionado com o silêncio, o infinito e a força passiva feminina e misteriosa.
O preto também pode impedir-nos que mudemos e cresçamos como pessoas, porque é uma cor que nos ajuda a isolar-nos e esconder-nos do mundo.
A cor preta está associada ao signo de Capricórnio.
Palavras chaves da cor preta: austeridade, vida interior, constrangimento, previsão, ordem, solidão, isolamento.
A cor castanha é a cor da Mãe Terra.
O castanho dá-nos a sensação de estabilidade e afasta a insegurança.
No entanto, está relacionado à repressão emocional e ao medo ao mundo exterior, também à estreiteza de planos para o futuro.
Com frequência relaciona-se o castanho com a carência de auto-valorização, uma falta de conhecimento sobre si mesmo.
A cor castanha está associada aos signos de Touro e Virgem.
Palavras chaves da cor castanha: estabilidade, realismo, cautela, fertilidade.
Está relacionado com a parte feminina e emocional, os aspectos sensíveis e com a mente.
O prateado equilibra, harmoniza, e é uma cor que ajuda a limpar-se interiormente.
A cor prateada está associada aos signos de Gémeos, Caranguejo e Aquário.
Palavras chaves da cor prateada: estabilidade, sensibilidade, versatilidade, cerebral, independência, paz, tenacidade.
Nós associamos o azul esverdeado com o refrescante e relaxante oceano. O turquesa é uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante.
O turquesa é aconselhável para o stress mental, o cansaço e o desejo de purificar-se.
É uma cor que nos anima a começar de novo com forças renovadas e ideias novas. O turquesa é bom para momentos em que nos sentimos sozinhos, nos ajuda a ser mais comunicativos, sensíveis e criativos.
A cor azul turquesa está associada ao signo de Aquário.
As palavras chaves do turquesa são: conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescura, limpeza.
Estas cores têm um profundo efeito sobre a mente e são utilizadas pelos psiquiatras para acalmar e tranquilizar os pacientes que sofrem problemas mentais e nervosos.
Ditas cores equilibram a mente e ajudam a transformar as obsessões e os medos.
O índigo é uma cor muito poderosa para a psique. Está associado ao funcionamento do cérebro e é um estimulante para a imaginação e a intuição. Também é um forte sedativo.
O violeta e o roxo são cores de transformação do mais alto nível espiritual e mental, capazes de combater os medos e contribuir para a paz. Elas têm um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. Também nos conectam com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais - inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão.
O violeta pode exercer fortes influências. No entanto, as pessoa que se sentem atraídas por ele devem ter cuidado para não se deixar levar e viver num mundo de fantasia.
A cor roxa está associada com a proteção psíquica.
Estas cores estão associadas aos signos de Peixes, Aquário e Sagitário.
Palavras chaves do índigo, violeta e roxo: sabedoria, criatividade, independência, dignidade, serenidade, mudança, transgressão.
FALANDO UM POUCO SOBRE CORES-COR PIGMENTO
Cores primárias
As cores primárias, também conhecidas como "cores puras", são pigmentos naturais: vegetal (colorau) e mineral (cromo, cobalto etc.). Não se formam pela mistura de outras cores. São elas:
AZUL AMARELO VERMELHO
Cores secundárias
São cores resultantes da mistura de duas cores primárias na mesma proporção. São elas:
ROXO VERDE LARANJA
Primária + Primária = Secundária
Azul + Vermelho = Roxo
Azul + Amarelo = Verde
Vermelho + Amarelo = Laranja
Cores terciárias
Resultam da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São elas:
Primária + Secundária = Terciária
Amarelo + Laranja = Amarelo-alaranjado
Amarelo + Verde = Amarelo-esverdeado
Azul + Verde = Azul-esverdeado
Azul + Roxo = Azul-arroxeado
Vermelho + Laranja = Vermelho-alaranjado
Vermelho + Roxo = Vermelho-arroxeado
Cores complementares
São aquelas que estão opostas no Círculo das Cores. São contrastantes entre si.
O vermelho é complementar ao verde.
O azul é complementar ao laranja.
O amarelo é complementar ao roxo.
Cores análogas
São aquelas que estão vizinhas no Círculo das Cores. São próximas entre si. Por exemplo:
- Amarelo / Amarelo-esverdeado / Verde
- Azul / Azul-arroxeado / Roxo
- Vermelho / Vermelho-alaranjado / Laranja
- Azul / Azul-esverdeado / Verde
Observação: uma composição com cores complementares (contrastantes) sempre possibilita maior destaque que uma composição com cores análogas.
Cores quentes
São cores onde predominam os tons de vermelho, amarelo e laranja. Caracterizam-se como cores vibrantes, alegres, agressivas, sensuais etc., dando, inclusive, a sensação de calor. São cores associadas à época do verão.
Cores frias
São cores onde predominam os tons de azul, verde e roxo. Caracterizam-se como cores melancólicas, tristes, que proporcionam a sensação de calma e recolhimento (aconchego) - portanto não são vibrantes. São cores associadas à época do inverno.
Cores neutras
São aquelas onde não há predomínio de tonalidades quentes ou frias. São cores neutras os tons de preto, branco, cinza, marrom e bege.
Policromia e monocromia
"Cromar" significa colorir. Quando usamos várias cores (mais do que três) em uma composição, dizemos tratar-se de uma policromia.
De outro modo, quando usamos uma única cor em uma composição, mas com várias tonalidades, dizemos tratar-se de uma monocromia. Por exemplo: usamos o preto e o branco para dar a variedade de tons, mais escuros ou mais claros.
CROMOTERAPIA AMBIENTAL
Verifica o padrão de cada ambiente e habitantes onde o uso das cores contribuirá para a harmonização e bem-estar das pessoas, eliminando anomalias como:
Estresse, tensão, discussão, insônia, depressão, dificuldade de assimilação, hiperatividade, etc.
O uso da cor em ambientes onde as pessoas vivem e trabalham. A Cromoterapia baseada na harmonia do ambiente.
Chromo decoradores especialistas em meio ambiente são muito sensíveis para as instalações no momento de escolher a cor certa pelo uso de cada sala.
Cores quentes e cores frias consideradas opostas ou complementares.
Amarelo e azul ultramarino
Laranja e turquesa
Vermelho e verde esmeralda
Roxo e verde das plantas
Na cromoterapia ambiental são idéias básicas:
O efeito de cores diferentes que contrastam nos ambientes, assim, o amarelo se torna mais intenso quando colocado próximo ao azul.
O uso de iluminação é importante. Considere a luz natural recebida por cada espaço e o uso de iluminação artificial pode melhorar as cores de cada quarto.
Corredores: melhor em cores quentes.
Cozinha cores misturando cores quentes com friso. O uso do branco nas paredes tão comum na cozinha pretendem evocar ordem e limpeza.
Se as paredes estão em um tom neutro, os móveis podem ter tons pastel, amarelo, verde, azul. Não é aconselhável utilizar azulejos brancos, vermelho ou preto e branco, essas cores podem induzir a fadiga ocular .
O quarto, a sala de jantar. Ele combina tons quentes, com tons frios. Se as paredes são de tom quente (pêssego, salmão, amarelo, laranja), o mobiliário pode ser em preto e branco, azul claro, verde claro, cinza.
Se as paredes são de cores frias, verde, azul, violeta, estofos, cortinas em tons quentes. Natural de madeira, teca, ferro, vidro ou neutro para ser combinado com qualquer cor na parede.
Quartos cores frias são as melhores, em tons suaves e harmônicas que induzem o relaxamento, gama de azuis, verdes, violetas, branco com tons de cinza são mais adequados para os quartos.
Ele leva em conta o tipo de personalidade, se você é uma pessoa nervosa, que é sempre acelerado os tons cool, pálido contribuir para uma maior sensação de relaxamento. Se você é uma pessoa com tendência à melancolia vermelhos, laranjas e amarelo brilhante, contribuem para dar uma maior sensação de vitalidade.
No quarto de banho. Se o piso e as paredes têm a mesma cor pode ser jogado com elementos de outra cor para quebrar a uniformidade como cortinas. Se o solo é escuro portas podem ser amarelas. Se o solo é escuro e saúde muito claro que haverá um maior contraste. Se o banheiro é pequeno para conseguir a uniformidade com a mesma cor no chão e as paredes e os banheiros em um tom neutro.
Ao escolher uma cor para ter em conta a quantidade de luz recebida pelo quarto e se natural ou artificial. Em uma sala bem iluminada você pode usar cores mais vivas como o amarelo ou o vermelho como eles se qualificam para receber a cor brilhante. Se em um quarto sem luz natural, basta colocar um vermelho, você vai ver a cor diferente, mais vivas.
CROMOTERAPIA NOS ANIMAIS
Esta terapia tem vindo a popularizar-se entre os ocidentais e cada vez mais pessoas lhe recorrem e reconhecem capacidades curativas, mas não se trata de uma prática exclusiva dos seres humanos. A Cromo baseia-se na idéia de que a energia da vida flui através de todos os seres vivos e, claro, também através dos nossos amigos animais que são os primeiros a reconhecer e a apreciar instintivamente as suas capacidades curativas. Costumam, inclusive, responder mais rapidamente a esta terapia do que as pessoas, pois não possuem os bloqueios intelectuais que podem dificultar o fluir da energia e desse modo, os resultados positivos são geralmente alcançados num período de tempo relativamente mais curto.
Informam os praticantes que quando o nível de energia vital do animal é alto, ele será saudável, equilibrado, mais relaxado e menos propenso a adoecer, quando é baixo, ele será mais facilmente afetado pelo stress e menos resistente às doenças
Instintivamente, os animais reconhecem e apreciam as capacidades curativas da cor.
Trata-se de uma eficaz terapia complementar às medicinas convencional e chinesa, fitoterapia, homeopatia, cromoterapia ou outras formas de tratamento e quando usada em simultâneo com tratamentos veterinários, acelera o processo de cicatrização, alivia as dores e ajuda gradualmente a melhorar a qualidade de vida do animal. É também bastante eficaz a reduzir os efeitos colaterais de outros tratamentos como a quimioterapia e, particularmente, em animais mais velhos ajuda a reduzir significativamente as dores provocadas pela artrite.
Mas não só os nossos amigos doentes podem beneficiar com uma terapia de Cores. Esta prática de canalização energética ajuda a manter o estado de saúde no seu auge, fortalecendo o sistema imunitário, aliviando a tensão muscular e promovendo o equilíbrio emocional, bem como o bem-estar em geral do seu animal de estimação.
Alguns dos nossos amigos são mais rebeldes ou apresentam mesmo sérios distúrbios de comportamento e estes, usualmente, são causados por excesso de stress ou traumas adquiridos ao longo da vida. A cromoterapia tem um efeito calmante sobre o animal e favorece a receptividade à formação e modificação dos comportamentos. É, por exemplo, extremamente benéfico para os animais com um histórico de abuso ou que sofreram uma perda marcante, pois o toque suave das mãos e da energia podem ajudá-lo a restaurar a confiança nas pessoas e nos outros animais.
Qualquer das técnicas aplicada nas pessoas pode ser igualmente aplicada nos animais, dependendo do tipo de doença ou personalidade do nosso amigo. Os animais são mais sensíveis à energia do que as pessoas e, conforme foi mencionado acima, compreendem rapidamente o seu potencial de cura, contudo, numa primeira abordagem, e sobretudo se o terapeuta não for o dono ou alguém por quem o animal nutra confiança, é aconselhado pelos praticantes, iniciar-se a sessão sem tocar diretamente no animal.
BIOELETROGRAFIA DAS PATAS DE UM GATO
A cromoterapia pode ser aplicada tocando levemente com as mãos no paciente ou mantendo uma distância de alguns centímetros. É uma opção da responsabilidade do terapeuta, tendo em conta a relação com o seu paciente. Pode ainda optar-se por iniciar a sessão aplicando numa divisão na qual o paciente se encontre e, no que diz respeito aos animais, esta pode ser a opção adequada, pelo menos, numa fase inicial, até o animal apreciar a energia e por conseguinte começar a relaxar e sentir-se confortável com a presença do terapeuta.services.
Depois de estabelecida a confiança, o terapeuta colocará levemente as mãos sobre os pontos de entrada e saída de energia, ou seja, sobre os chacras. Habitualmente a cromo é aplicada através dos oito chacras principais do animal:
1 - Chacra Base ou Raiz – a sua cor é o vermelho e localiza-se na base da coluna junto ao início da cauda.
2 - Chacra Esplênico ou Sacral – a sua cor é a laranja e localiza-se na área baixa do abdomen e topo da pélvis.
3 - Chacra Umbilical ou Plexo Solar – a sua cor é o amarelo e localiza-se na zona central do abdomen e costas.
4 - Chacra Cardíaco – a sua cor é o verde e localiza-se na área central do tórax.
5 - Chacra Laríngeo – a sua cor é o azul celeste e localiza-se na garganta.
6 - Chacra do Terceiro Olho – a sua cor é o azul índigo e localiza-se entre os olhos, ligeiramente acima do ápice do plano nasal.
7 - Chacra da Coroa – a sua cor é o violeta e localiza-se no topo da cabeça.
8 - Chacra Braquial ou Chacra Chave – a sua cor é o preto e localiza-se na área dos ombros, de cada lado do corpo. É o chacra líder de um animal e afeta diretamente todos os outros, uma vez que através deste chacra a energia é enviada a todas as regiões do corpo.
Cada sessão pode durar em média entre 20 a 30 minutos, dependendo da quantidade de energia que o animal esteja disposto a assumir e a sua frequência será adaptada às necessidades individuais do seu companheiro de estimação, tendo em conta o seu estado de saúde e carências apresentadas. Alguns problemas de saúde poder-se-ão resolver em duas ou três sessões, outros poderão necessitar de um maior número numa base recorrente.
CROMOTERAPIA NAS PLANTAS
Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e até mesmo nas plantas. Existem estudiosos que admitem uma espécie de campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades. Esse campo determinaria a sua influência através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor influenciar e modificar até pessoas com olhos vendados, sem contato visual com o padrão colorido. Os animais e plantas estariam na mesma situação.
A SENSIBILIDADE NAS PLANTAS
Experiências interessantes já mostraram a sensibilidade das plantas aos sons e às cores. Elas crescem e vivem melhor em contato com músicas suaves e cores claras ou levemente estimulantes. Por outro lado, as plantas denotam sofrimento, crescimento retardado e até mesmo morrem com músicas
agitadas, dissonantes, e com cores escuras, agressivas e artificiais (vermelho muito ativo, cores metálicas e psicodélicas). Algumas plantas, no entanto como as daninhas e venenosas, costumam adaptar-se bem às cores mais agressivas e estimulantes.
Mas não é necessário ver a cor para que ela atue sobre nós. As cores tem esse poder sobre nosso organismo devido ao comprimento de onda que estimula diferentes pontos cerebrais desencadeando uma ampla gama de respostas orgânicas, independente se em pessoas, animais ou plantas.
Sabe-se de experimentos feitos com plantas onde foram colocadas no local de plantio luzes de diversas cores e a cada uma as plantas respondiam de maneira diversa. Percebeu-se, por exemplo, que as plantas crescem muito mais sob a cor azul do que a própria cor verde!
O ser vivente não é composto, apenas, pelo corpo físico, pois já foi constatado, através da bioeletrografia, que existe um campo eletromagnético que envolve o corpo. Esse campo foi chamado, durante muito tempo, de “aura”, por escolas místicas.
Atualmente, é campo psicobioeletroenergético, ou campo bioplasmático, ou bioeletrografia.
O nosso planeta é sustentado pela poderosa energia da luz solar. Através da fotossíntese (isto é, usando a luz solar), bilhões de plantas convertem o gás carbônico emitido pela respiração dos homens e dos outros animais em oxigênio. Se a luz do sol desaparecesse, o oxigênio deixaria de ser naturalmente renovado e o homem e todos os outros animais seriam extintos.
A maioria das plantas possui um pigmento que as tomam verdes ao olho humano. Isto revela que é possível produzir materiais com determinadas cores, a partir de substâncias naturais ou produzidas pelo homem.
FORMAÇÃO EM CROMOTERAPIA
Formação e Certificação em Cromoterapia:
Este curso promove a formação completa do cromoterapeuta. Abrange várias técnicas para identificar o desequilíbrio energético na estrutura física e bioenergética. A essência da proposta terapêutica do curso está na visão integral do ser humano, focado na transformação e evolução pessoal e coletiva. Trata-se da mais nova e avançada terapia contemporânea.
Objetivo:
Formar pessoas capazes de diagnosticar e aperfeiçoar os processos terapêuticos holísticos, com a vantagem e o diferencial da facilidade de avaliação e orientação dos indivíduos. O curso irá desenvolver habilidades específicas que darão apoio aos participantes, permitindo serem capazes de atingir seus objetivos em áreas-chave de sua vida pessoal, nos negócios e nas empresas, ajudando as pessoas a fazerem o mesmo.
Público Alvo:
No plano pessoal, a todas as pessoas interessadas em abordagem holística como forma evolutiva. No plano profissional, a todos que sentem limitados em sua formação especializada e que queiram ampliar e atualizar sua teoria e prática com a nova consciência emergente.
Metodologia:
O treinamento tem enfoque totalmente prático, facilitando o entendimento, e a aplicação de métodos por meio de aulas expositivas, exercícios práticos.
Algumas habilidades que os participantes irão adquirir:
- Captar e usar energias;
- Fazer o diagnóstico energético através da mente e das mãos;
- Identificar as camadas do campo energético;
- Fazer o ajuste e a recomposição dos campos energéticos;
- Aprender a alinhar os corpos sutis no eixo magnético;
- Visualizar os campos energéticos e centros de forças (chakras);
- Percepção radiestésica das energias dos chakras;
- Equilibrar o funcionamento dos chakras;
- Técnicas de projeciologia ou projeção astral;
- As cores e suas funções terapêuticas;
- Aplicação das cores e energias através da projeção mental;
- Visualização da cor no campo mental;
- Técnica de aplicação cromoterápica com o uso de lâmpadas coloridas;
- Como aplicar sobre os órgãos e sistemas no corpo físico;
- Fazer perguntas poderosas e sistêmicas de abordagem Holística;
- Elaborar o diagnóstico holístico;
- Montar tratamentos cromoterápicos e práticas.
É importante salientar que a Cromoterapia é uma das terapias complementares que foram reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pelo OMS em 1983, através do Diretor Geral; World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.
Benefícios do cromoterapeuta e do curso:
Nível pessoal:
O cromoterapeuta em si traz efeitos benéficos á saúde pessoal. Aumenta a confiança, habilidades e satisfação de vida. Através de metas bem formuladas e baseadas em princípios e valores, a pessoa terá um futuro mais atraente e consistente. Dinamiza as suas habilidades e sua capacidade pessoal como gerenciadora de sua própria vida.
Nível profissional:
O Curso de Cromoterapia capacita as pessoas a criarem a plataforma para um trabalho significante e gratificante. O trabalho significante é a base para o sucesso pessoal, profissional e financeiro. O treinamento fornece aos cromoterapeutas ferramentas para desenvolver excelência em percepção radiestésica e avaliação dos complexos sistemas multidimensionais.