AURA-SOMA

Aura-Soma: O Espelho da Alma Aura-Soma é o sistema terapêutico que utiliza a linguagem das cores e as energias dos cristais, minerais, plantas medicinais e óleos essenciais para retratar-nos em um nível profundo, possibilitar a expansão da consciência, revelar a forma como estamos lidando com o universo que nos rodeia e proporcionar bem-estar e equilíbrio integrais.

O SIGNIFICADO DAS CORES
PARA CADA SIGNO

É uma terapia holística, isto é, aborda o ser humano nos níveis emocional, mental, espiritual e físico; é não intrusiva, pois você é quem escolhe o frasco terapêutico que o auxiliará na restauração do seu equilíbrio e bem-estar e é natural porque utiliza a energia das cores, aromas, ervas, cristais e minerais em seus tratamentos.

O trabalho terapêutico com Aura-Soma é essencialmente vibracional ou energético, pois considera que a nossa saúde e bem-estar dependem do equilíbrio da aura, isto é, dos corpos energéticos que circundam e corpo físico.

O próprio nome Aura-Soma sugere o caráter de sua atuação: Aura: Luz em grego e Soma: Corpo em latim. Isto é, Corpo de Luz. A Aura-Soma ainda nos dá mais ferramentas para descobrirmos quem somos em essência e de que forma podemos contribuir amorosamente com nossos dons únicos para transformarmos o mundo que está à nossa volta.

Este sistema completo de autoconhecimento possui ligação com outros sistema de sabedoria antiga, dentre eles: Tarot, astrologia, numerologia, cabala, I ching, medicina ayurvédica, homeopatia, etc. E esta maravilhosa descoberta se faz através da Leitura das Cores pelas quais mais nos atraímos; em última análise, estas são as cores que estão em ressonância com nossa alma (eu real) e propósito de vida. Por ter ainda esse caráter é que a Aura-Soma é descrita como uma Terapia da Alma e para a Alma. Leitura de Cores da Aura-Soma "Somos as Cores que Escolhemos e elas revelam nossas Necessidades".

A Leitura de Cores de Aura-Soma se dá através de uma seleção de quatro frascos – dentro de um rol de 109 – estes com inúmeras combinações de cores que podem ser interpretadas nos níveis emocional, mental, espiritual e físico. Estes frascos fazem parte do kit dos Óleos Equilibrium, que, além de freqüências cromáticas, possuem em suas fórmulas as energias dos reinos vegetal e mineral. Esse processo de escolha dos frascos é intuitivo e leva em conta as cores pelas quais mais nos atraímos. Estas cores estão relacionadas com os centros de consciência que temos ao longo do sistema energético do corpo, mais conhecidos como chacras.

Tudo o que vivenciamos nos níveis de percepção interna (sentimentos, emoções, pensamentos), tanto positiva quanto negativamente, fica impresso em nossos corpos energéticos e nos chacras, o que pode ser interpretado através da linguagem simbólica das cores. É por isso que em Aura-Soma se diz que as “Cores são o Espelho da Alma”, pois elas nos refletem de forma subjetiva revelando nossas necessidades mais profundas. Kit dos Óleos Equilibrium da Aura-Soma.

O Significado dos Óleos: O primeiro frasco é o que chamamos de Frasco da Alma. Irá indicar a cor através da qual nos expressamos mais harmoniosamente (lembrando sempre que a cor sinaliza um conjunto de qualidades específicas), uma vez que esta cor em particular tem haver com todo o potencial inato que possuímos na forma de dons, talentos e virtudes que viemos compartilhar com o mundo. Através da leitura do primeiro frasco pode-se descobrir a verdadeira missão de vida, uma vez que está relacionado com a expressão da alma, ou seja, o Eu Real.

O segundo frasco é denominado de Frasco do Desafio. Este indicará quais os principais obstáculos que temos de transpor a fim de que possamos realizar plenamente o potencial do primeiro frasco. Interpretando-o podemos enxergar a causa de nossos desequilíbrios, pois aí residem nossos pontos de maior vulnerabilidade, resistência e apego.

As cores contidas neste frasco indicam quais as qualidades positivas que viemos e precisamos desenvolver, diferentemente das do primeiro que já trouxemos desenvolvidas, mas que precisamos expressar para criarmos equilíbrio em nossas vidas. Já o terceiro frasco indica o Momento Presente.

Como estamos atualmente nos posicionando em relação aos nossos desafios e verdadeira missão de vida? Já temos consciência deste processo? Em que nível de profundidade? Finalmente o quarto frasco irá indicar quais as experiências positivas que já estamos atraindo do Futuro para nossas vidas como uma resultante do processo que estamos vivenciando no momento presente. Seria uma dádiva de nosso Eu Superior, uma mensagem de esperança, otimismo, equilíbrio e realização.

CONHECENDO A AURA-SOMA

AS CORES E A PERSONALIDADE

As cores influênciam na personalidade de acordo com a preferência. A primeira cor de preferência, refere-se aos aspectos da personalidade real, ou seja, como o indivíduo se mostra para os outros; a segunda cor de preferência, refere-se aos objetivos da vida, ou seja, o que se almeja da vida; e a cor que o indivíduo não gosta, refere-se às frustrações da vida.


É importante destacar que as preferências de cores, mudam de acordo com o momento emocional do indivíduo.


Aspectos da personalidade de acordo com a preferência:


1. Cor de Preferência:


Amarelo: É a cor da vida; são pessoas otimistas, alegres, idealistas, sonhadoras, alma de artista, fraternos; pessoas ligadas à comunidade e à sociedade.


Laranja: A caracteristica principal de quem prefere esta cor é a de transição; refere-se a um momento de mudança, transformação; geralmente a preferência pelo laranja ocorre por períodos muito curtos.


Preto: São pessoas autoritárias, que não aceitam o tipo de sistema em que vivem: familia, economia, social, ou seja: rejeitam causas exteriores. Também são idealistas e amorosos e não demonstram seu amor por medo de serem magoados.


Violeta: São pessoas que têm necessidade de serem reconhecidas, ou pelo menos tenham a intenção de serem notadas.


Cinza: São pessoas que estão com uma insatisfação muito grande na vida; a aparência pode até ser agradável, mas a tristeza é grande; a pessoa se sente pressionada afetivamente e infeliz, mas nem sempre o demonstra.


Marrom: Significa capacidade que o indivíduo tem para lidar com dinheiro; são pessoas que são cabeças de família; fazem tudo com alegria, só que não se envolvem afetivamente; não são portanto pessoas afetivas.


Verde: São pessoas boazinhas para tudo e para todos, mas são pessoas interesseiras; tudo o que fazem esperam retorno; sabem fazer amizades, viver em sociedade e comunidade, mas sempre com segundas intenções.


Rosa: A característica principal das pessoas que preferem o rosa, é que são pessoas ternas, amorosas, mas que têm dificuldades de expressar esses sentimentos; gostariam de agasalhar à todos, mas têm muitas dificuldade em demonstrar , por medo de serem rejeitados.


Branco: Refere-se a área sexual; a pessoa que tem bloqueio grande na área sexual, excessos de limpeza, sensação de pecado, tem uma preferência em usar o branco e dificuldades de afeto.


Vermelho: A preferência pelo vermelho refere-se à pessoas que têm personalidades guerreiras, combativa; gostam de mudanças; não temem a nada e são pessoas elétricas.


Estampado: É a mistura de cores; a preferência pelo estampado, indica uma adoração pela vida; é uma pessoa de personalidade vibrante mas que tem altos e baixos.


Dourado: Ligado ao afeto e ao amor, principalmente se direcioná-lo para o chakra cardíaco. É uma cor vibrante, mais potente que o amarelo; é considerada uma cor nobre e serve para a reconstituição de tecidos lesionados, principalmente quando se trata de tumores.


Prata: Ligado à lua e ao mundo espiritual (interiorização); acelera o processo de projetos e pesquisas, favorecendo o mesmo. Está ligado à tecnologia espiritual; em cromoterapia, favorece a destruição de tumores e restauração de tecidos.


Azul: Pessoa conservadora; dificilmente muda de opinião e não gosta muito de mudanças (coisas novas).


 

AS CORES E
OS ALIMENTOS

Para produzir o alimento, o homem tem o mesmo meccanismo que o das plantas. Através da pele e dos olhos ele absorve as diferentes cores, como o fazem as plantas; e essa absorção pelos olhos e pele é uma espécie de digestão. Hoje, esse método é um auxiliar no processo digestivo, caso o corpo não obtenha todos os raios de cores de que precisa.


A pele e os olhos desempenham sua parte na digestão.


O homem é um animal predatório e um parasita, pois vive das plantas e de outros animais. Sem as plantas seria impossível a vida em sua forma atual.
O que as plantas fazem é tomar a luz, que é cor, e através de um processo de fotossíntese, transforman-se em seres: flor, fruto ou legume.


O que o homem faz pela digestão é tomar a matéria sólida, chamada agora alimento, e decompô-la (atravéz do processo da digestão) em seu estadoionizado, pelo qual pode ser absorvida pelo corpo todo.


Esse processo de metabolismo reverte a síntese das plantas, tomando o homem em suas células a luz dos sete raios cósmicos do universo, dentro de certas combinações acerca das quais os cientistas pouco sabem, e numa proporção que, se respeitada, gera harmonia e saúde. Qualquer mudança das combinações, qualquer desvio ou violação dessa proporção (demasiada luz ou falta dela) produz alterações e suas consequências: as doenças. Todavia, conhecem-se certas especifidades dos alimentos e suas cores respectivas:


O VERMELHO, O LARANJA E O AMARELO são cores de efeito alcalino e os alimentos com essas cores possuem o mesmo efeito.


O AZUL, O VIOLETA E O ÍNDIGO são cores de efeito ácido, e esse mesmo efeito produz os alimentos com essas cores.


O VERDE é uma cor neutra, portanto sem efeito alcalino nem ácido; consequentemente, os alimentos de cor verde são também neutros.


A afirmação de que os alimetos verdes não são nem ácidos nem alcalinos, não deve confundir-se com os aspectos nutritivos da dieta que oferece frutas e legumes em lugar da acidose. Nesse caso, o aspecto lógico é que as frutas e legumes tem uma reação alcalina que neutraliza a ação das proteínas.


Importa também informar a respeito do potencial energético, do solo, do aspecto geográfico, das variações dos raios cósmicos em consequência das mudanças de clima, estação e temperatura, e do hemisfério específico onde se acha a pessoa e onde cresce o alimento – coisas que afetam o paladar.


Tanto os planetas quanto o homem estão sob a influência das vibraçõescósmicas. o nível das vibrações alteram-se à medida que os planetas entram em determinadas posições orbitais, alteradas pelas estações.


Entretanto, as pessoas não estão obrigadas a aceitar as generalizações dos hindu ou da astrologia. Basta observar o padrão dos processos, as mudanças sazonais, de todos conhecidos. O ritmo do universo manifesta-se anualmente. O padrão existe, parte visível, parte não, e todas as explicações de que essa transformação se deve às mudanças do tempo são meras confirmações.

 

CORES / ANIVERSÁRIOS

CORES / SIGNIFICADO
SIGNIFICADOS DAS CORES
E SUAS SIMBOLOGIAS

As cores  tem grande influência psicológica sobre o ser humano, pois são captadas pela visão e transmitidas ao cérebro.


Consequentemente promovem impulsos e reações em todo o corpo. Algumas cores estimulam, outras tranqüilizam, assim, o ser humano aprendeu a usar o significado das cores para passar e receber informações de acordo com suas necessidades. Também disponibilizamos o significado das cores mais utilizadas nas festas de Reveillon e Ano Novo.
 

Vivemos numa sociedade que comemora intensamente a virada de ano na festa de Reveillon. A tradição ocidental diz que a cor das roupas que usamos durante a virada do ano novo influenciam as energias para o ano vindouro. Portanto é importante estarmos por dentro do significado das cores das roupas mais utilizadas pelas pessoas, para festejarmos o Reveillon da melhor forma e atrairmos bons fluidos para o ano novo.


O branco é a cor clássica do ano novo e das festas de Reveillon. Branco é a reunião de todas as cores e a cor ideal para se purificar de energias antigas e começar coisas novas, não é à toa que é a cor tradicional das roupas de ano novo! É pra quem quer um 2012 cheio de paz e boas novidades!


O branco transmite paz, calma e pureza. Significa inocência e esperança no bem. O branco revela sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais.


A cor prata é para quem quer fazer tudo diferente em 2012!!! Então aposte no prata para trazer as energias da inovação no seu ano novo  e ainda começar com um look super fashion! Aposte também nos acessórios prateados!


Mas cuide para não exagerar! O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade e à inovação, então é capaz de você ficar parecendo uma andróide.


Prateado atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e prosperidade. Expressa sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.


O dourado representa o Sol e por isso é a cor associada ao luxo e ao sucesso! Se quiser, basta combinar essa cor com alguma outra, como o branco, ou usar em acessórios, já que dourado dos pés à cabeça pode ser um pouco demais para mulheres mais discretas. O dourado é para quem quer  literalmente brilhar em 2012!


O dourado está simbolicamente associado ao ouro, à riqueza, a algo majestoso. É para começar o ano novo em alto nível e transmitir boas vibrações de prosperidade.


O champanhe é considerada uma cor neutra, como um tom de pele. Devido à suavidade e ao calor que transmitem, são os queridinhos da moda no momento. Trazem estabilidade e são para quem quer começar o ano novo com os pés firmes no chão, sem ilusões. Os tons mais rosados também são associados ao amor e aos relacionamentos duradouros. Pra quem quer estabilidade (ou namoro firme) em 2012!


O champagne é uma cor que transmite calma e está associado ao clássico e promove a sensação de aconchego e conforto.


O champagne desperta e aquece.


O amarelo é uma cor clara e vibrante, que simboliza a alegria de viver, mas também a inteligência e capacidade de aprender  e de mostrar o quão fashion você é, já que os tons dessa cor sempre combinam com a energia e o calor do verão! Amarelo é a cor para quem quer ser feliz em 2012!


O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Atrai pessoas alegres, rejuvenesce e expressa charme. É para valorizar a amizade e o calor humano no ano novo.


O amarelo atrai a atenção e não deve ser usado por mulheres mais discretas. A não ser que elas queiram brilhar e demonstrar toda a sua felicidade e vibração de vida na noite!


O verde, além de simbolizar a sorte, também é a cor do equilíbrio e da saúde. É três em um! Pra quem quer começar o ano novo com o pé direito e saúde perfeita pra encarar os desafios do ano!


O verde significa vigor, frescor, esperança e calma. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde.


Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança. É para quem quer começar 2012 em perfeito equilíbrio.


O azul é a cor ideal pra quem vai fazer vestibular, já que simboliza segurança, tranquilidade e facilita o poder de comunicação, tudo que você vai precisar para arrasar nas provas e se dar bem na escola... ou terminar 2012 entrando numa faculdade!


Azul simboliza a lealdade, a fidelidade e a seriedade. É seguir firme no ano novo na concretização de seus projetos e sonhos.


É a cor do bem estar e da paciência, da amabilidade e da serenidade. Azul é a cor mais profunda. Preferida por adultos, demonstra uma certa maturidade.


O lilás é um roxo pendendo para o azul. Dessa forma, também significa espiritualidade e intuição, mas de forma mais leve e sutil. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor lilás é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ideal para começar 2012 de forma leve e tranquila.


Lilás é uma cor que ajuda a encontrar novos caminhos durante o ano novo e a elevar nossa intuição espiritual para enfrentar com serenidade os desafios do ano que chega.


O vermelho estimula a força de vontade, a energia e a coragem. E é o símbolo da paixão! O vermelho é pra quem precisa de força de vontade para encarar o vestibular ou outros desafios e quer viver muitas paixões no ano novo!


O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo. É pra quem quer começar2012 com tudo!


A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.


Há quem se refira ao laranja como salmão. O laranja é para quem anda se sentindo muito cansada, sem energia para estudar, namorar ou ir pra academia! Então uma roupa laranja é a ideal para você entrar em 2012 cheia de vitalidade e usando uma cor quente e atraente!


O laranja é a cor do calor afetivo, da intimidade, vai expressar energia, desejo e demonstrar que você está com o pique todo para o ano novo (e para a noitada)  Laranja também é a cor do sucesso e da prosperidade.


O Laranja é também a cor da  confiança e das pessoas que crêem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade e o entusiasmo.


Além do amor de namorados e relacionamentos, o rosa também é a cor do amor-próprio. Quer encontrar um amor em 2012? Aumentar sua auto-estima? Aposte nessa cor que, além de ser tendência (principalmente os rosas mais "vivos"), vai te ajudar a se amar mais!


A cor rosa é um vermelho suavizado com o branco. Portanto é a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso.


O rosa representa romance, sensualidade e beleza feminina. É encontrar alguém de vez no ano novo!


O roxo simboliza transformação e mudanças, representando a transformação da energia negativa pela positiva. Também representa espiritualidade e ajuda a se livrar da depressão. Pra quem quer um 2012 repleto de boas mudanças e muita alegria no coração!


Roxo simboliza respeito e dignidade. Assim como o preto, o roxo remete a nobreza e poder. É para começar o ano novo em grande estilo.


O roxo significa espiritualidade e intuição, portanto, é uma cor que simboliza o mundo metafísico. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.


Uma roupa na cor azul claro vai expressar tranquilidade, abertura e frescor. É para começar 2012 com serenidade e vivacidade.


O azul é a cor do céu iluminado, das alturas, do espírito e do pensamento. Portanto simboliza o ideal e o sonho. É para transmitir boas vibrações para a realização de seus sonhos no ano novo.


O preto transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo.


O uso em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, na verdade jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido como sinal de luto.


Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.


É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento do seu arredor. Indicada só para detalhes de acabamento ou objeto, pois pode deixar o ambiente muito escuro, a não ser que esta seja a intenção.


O preto também pode sugerir silêncio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.


O cinza pode simbolizar estabilidade, sucesso e qualidade, mas em excesso pode transmitir falta de vida. Algo que "se tornou cinzento" nem sempre é visto de forma positiva, pois o termo é comumente usado para expressar morbidez e falta de vigor. Um tempo nublado - como o céu sempre acinzentado,  também não é amplamente desejado pelas pessoas.
Porém se bem utilizado, o cinza oferece equilíbrio e flexibilidade por ser o equilíbrio entre o preto e o branco.


Cinza é a expressão de neutralidade. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais expressa desânimo e monotonia.


O marrom é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto (o bege pode ser considerado como um castanho claro), à estabilidade, à resistência e simplicidade.


O marrom representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento.


O bege é uma cor que transmite calma e passividade.  Está   associada à melancolia e ao clássico,  bege desperta e   aquece.


O anil é um roxo pendendo maispara o azul. Significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cormetafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor anil é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual.


Anil simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.  O anil representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação.


 

A maioria dos astrólogos atribui uma cor (às vezes duas) aos signos do Zodíaco, e cada cor tem o seu significado específico, relacionado com a personalidade das pessoas.


As cores ajudam a definir e a dar forma às nossas vidas, aos nossos hábitos, aos nossos valores e aos nossos sentimentos. As cores com as que mais nos identificamos dão-nos pistas sobre as nossas sensações e emoções internas.


As cores são uma linguagem silenciosa, e conhecer o significado da cor associada ao nosso signo pode-nos ajudar a compreender melhor muitas das coisas que nos acontecem e nossas reações ante elas.


 

O vermelho simboliza o poder, é a cor que se associa com a vitalidade e a ambição.


O vermelho contribui também para a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude optimista perante a vida.


É uma cor que também tem seu aspecto negativo, e pode expressar raiva. Se estamos rodeados de muito vermelho, pode influir-nos negativamente e deixar-nos irritáveis, impacientes e inconformistas.


A cor vermelha está associada com os signos de Carneiro e Escorpião.


As palavras chave da cor vermelha são: atração, amor, paixão, desejo.



 

O rosa é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos.


Nos faz sentir carinho, amor e proteção. Também nos afasta da solidão e nos converte em pessoas sensíveis.


Assim como o vermelho reflete mais a parte sexual, o rosa está relacionado ao amor altruísta e verdadeiro.


A cor rosa está associada ao signo de Balança.


As palavras chaves da cor rosa são: inocência, amor, entrega total, ajudar ao próximo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​​O laranja é uma cor alegre.


Esta cor libera as emoções negativas, faz-nos sentir menos inseguros, menos penosos, mais compreensivos com os defeitos dos outros e contribui à vontade de perdoar.


O laranja estimula a mente, renova a fé na vida e é o perfeito antidepressivo.


É ideal para o espírito. A cor damasco ou pêssego é ideal para os nervos.
A cor laranja está associada ao signo de Leão.


As palavras chaves da cor laranja são: energia, alegria, felicidade, atração, criatividade.

O amarelo é uma cor que contribui para a felicidade. É uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo - é como estar em festa a cada dia.
Associa-se com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos.


É portanto, o poder de discernir e discriminar, a memória e as idéias claras, o poder de decisão e capacidade de julgar.


Também nos ajuda a organizar-nos, a assimilar as ideias inovadoras, e contribui para a habilidade de ver e compreender os diferentes pontos de vista.


Pelo lado negativo, esta cor pode contribui para o medo ou temor a certas coisas.


O amarelo está associado com os signos de Gémeos, Leão (amarelo escuro), Touro (amarelo e ocre) e Virgem.


Palavras chaves da cor amarela: felicidade, alegria, inteligência, inovação, energia, sol, fortaleza, poder.

O verde tem uma forte afinidade com a natureza e nos conecta com ela, faz-nos simpatizar com os demais encontrando, de uma forma natural, as palavras justas.


É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos ou acabamos de viver um trauma. O verde cria-nos um sentimento de conforto e relaxamento, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados interiormente.


Meditar com a cor verde é como tomar um calmante, para as emoções.


O verde escuro representa o princípio da morte e é indescritível. É a negação da vida e da alegria.


O verde lima ou o verde oliva podem ter um efeito prejudicial, tanto fisicamente como emocionalmente.


Quando se juntam o verde e o amarelo, podem despertar sentimentos de inveja, ressentimento e posse.


A cor verde está associada aos signos de Touro, Balança, Virgem, Capricórnio (verde-escuro), Aquário e Peixes (verde-mar).


Palavras chaves da cor verde: natureza, harmonia, crescimento, exuberância, fertilidade, frescura, estabilidade, resistência. Verde escuro: dinheiro.



A cor cinza está associada à independência, à autossuficiência, ao autocontrole: é uma cor que atua como escudo contra as influência externas.


No entanto, o cinzento pode gerar sentimentos negativos; densas e escuras nuvens cinzas, o nevoeiro e a fumaça.


O cinzento é a cor da evasão, independentemente de ser um cinzento claro ou escuro. Isto relaciona-se com o separar-se de tudo, permanecer à margem e fugir de compromissos impostos.


Inevitavelmente, esta cor leva-nos a ser demasiado auto-críticos. Não obstante, quando conseguimos aprender com isso e tomamos medidas, podemos conseguir resultados positivos tanto do ponto de vista da organização como da capacidade de compromisso com os demais.


A cor cinza está associada aos signos de Gémeos e Aquário.


Palavras chaves da cor cinza: estabilidade, generosidade, grandes dotes organizativos, dotes humanitários, isolamento, independência.


 

​O azul é uma cor fresca, tranquilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo. O azul representa a noite.


O azul-marinho faz-nos sentir descontraídos e calmos, como o imenso e escuro mar durante a noite.


O azul claro e o azul-celeste fazem-nos sentir calmos e protegidos de todo o alvoroço das actividades do dia. Também é aconselhável contra a insónia.


O escuro azul da meia-noite age como um forte sedativo sobre a mente, permitindo-nos conectar com nossa parte feminina e intuitiva. Mas demasiado azul escuro pode produzir depressão.


O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de ideias e a ser criativo.


A cor azul está associada aos signos de: Peixes, Balança, Aquário e Sagitário.


Palavras chaves da cor azul: estabilidade, profundidade, lealdade, confiança, sabedoria, inteligência, fé, verdade, eternidade. Azul-marinho:conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade. Azul claro:generosidade, saúde, cura, frescura, entendimento, tranquilidade.

​​A cor dourado, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância (riquezas) e ao poder. Também está relacionada com os grandes ideais, a sabedoria e os conhecimentos.


É uma cor que revitaliza a mente, as energias e a inspiração, afasta os medos e as coisas supérfluas.


A cor dourado claro é excelente para a depressão e equilibra a mente.


A cor dourado está associada ao signo de Leão.


Palavras chave da cor dourado: cor sobrenatural, realeza, símbolo do dinheiro, riqueza, essência do espírito divino, abertura espiritual, fortaleza.

​Quando uma pessoa se sente desanimada ou preocupada com a sua situação, ou quando se sente zangada ou frustrada, a cor magenta tira-lhe esse sentimento ou atitude e deixa que o seu espírito emerja.


É uma cor espiritual, mas também possui alusões práticas, parecidas com a compaixão, a ajuda e a bondade.


Desde o ponto de vista negativo, o magenta é como o violeta, faz-nos sentir o desejo de afastar as exigências do mundo e evitar os desafios.


De certo modo, também pode chegar a ser demasiado relaxante. Assim que uma pessoa que entra em contínuas depressões ou que seja introvertida deve evitar o magenta.


Esta cor estão associada aos signos de Balança e Sagitário.


Palavras chave da cor magenta: entrega, ajuda, bondade, calma, criatividade, independência, dignidade, serenidade.

A cor branca é a mais pura de todas, assim que representa à pureza.


É a cor mais protetora, contribui à paz e ao conforto, alivia a sensação de desespero e de choque emocional, ajuda a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito.


Se você precisa de tempo e espaço em sua vida porque se sente pressionado, o branco é a cor que pode dar a sensação de liberdade para esquecer-se das opressões.


Demasiado branco, quando não é necessário, pode dar a sensação de solidão e frio, porque o alvo nos separa das outras pessoas.


A cor branca está associada ao signo de Caranguejo.


Palavras chaves da cor branca: luz, bondade, inocência, pureza, virgindade, otimismo, perfeição, isolamento, frio.


 

O preto é ao mesmo tempo cor de proteção e mistério.


Está relacionado com o silêncio, o infinito e a força passiva feminina e misteriosa.


O preto também pode impedir-nos que mudemos e cresçamos como pessoas, porque é uma cor que nos ajuda a isolar-nos e esconder-nos do mundo.


A cor preta está associada ao signo de Capricórnio.


Palavras chaves da cor preta: austeridade, vida interior, constrangimento, previsão, ordem, solidão, isolamento.


 

A cor castanha é a cor da Mãe Terra.


O castanho dá-nos a sensação de estabilidade e afasta a insegurança.


No entanto, está relacionado à repressão emocional e ao medo ao mundo exterior, também à estreiteza de planos para o futuro.


Com frequência relaciona-se o castanho com a carência de auto-valorização, uma falta de conhecimento sobre si mesmo.


A cor castanha está associada aos signos de Touro e Virgem.


Palavras chaves da cor castanha: estabilidade, realismo, cautela, fertilidade.


Está relacionado com a parte feminina e emocional, os aspectos sensíveis e com a mente.


O prateado equilibra, harmoniza, e é uma cor que ajuda a limpar-se interiormente.


A cor prateada está associada aos signos de Gémeos, Caranguejo e Aquário.


Palavras chaves da cor prateada: estabilidade, sensibilidade, versatilidade, cerebral, independência, paz, tenacidade.

Nós associamos o azul esverdeado com o refrescante e relaxante oceano. O turquesa é uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante.


O turquesa é aconselhável para o stress mental, o cansaço e o desejo de purificar-se.


É uma cor que nos anima a começar de novo com forças renovadas e ideias novas. O turquesa é bom para momentos em que nos sentimos sozinhos, nos ajuda a ser mais comunicativos, sensíveis e criativos.


A cor azul turquesa está associada ao signo de Aquário.


As palavras chaves do turquesa são: conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescura, limpeza.


 

Estas cores têm um profundo efeito sobre a mente e são utilizadas pelos psiquiatras para acalmar e tranquilizar os pacientes que sofrem problemas mentais e nervosos.


Ditas cores equilibram a mente e ajudam a transformar as obsessões e os medos.


O índigo é uma cor muito poderosa para a psique. Está associado ao funcionamento do cérebro e é um estimulante para a imaginação e a intuição. Também é um forte sedativo.


O violeta e o roxo são cores de transformação do mais alto nível espiritual e mental, capazes de combater os medos e contribuir para a paz. Elas têm um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. Também nos conectam com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais - inspirando-nos sensibilidade, espiritualidade e compaixão.


O violeta pode exercer fortes influências. No entanto, as pessoa que se sentem atraídas por ele devem ter cuidado para não se deixar levar e viver num mundo de fantasia.


A cor roxa está associada com a proteção psíquica.


Estas cores estão associadas aos signos de Peixes, Aquário e Sagitário.
Palavras chaves do índigo, violeta e roxo: sabedoria, criatividade, independência, dignidade, serenidade, mudança, transgressão.

 

Vermelho
Image by Chandler Walters
Image by Xiaolong Wong
Image by Jason Leung
Image by Ash from Modern Afflatus
Image by Milad Fakurian
Image by Lucas Kapla
Image by Max Sandelin
Um gato preto num saco de papel
Image by Isaac Quesada
Image by Deleece Cook
Image by Marcus Dall Col
Image by Daniele Levis Pelusi
FALANDO UM POUCO SOBRE CORES-COR PIGMENTO

Cores primárias

As cores primárias, também conhecidas como "cores puras", são pigmentos naturais: vegetal (colorau) e mineral (cromo, cobalto etc.). Não se formam pela mistura de outras cores. São elas:


                AZUL        AMARELO        VERMELHO


Cores secundárias

São cores resultantes da mistura de duas cores primárias na mesma proporção. São elas:

                ROXO        VERDE        LARANJA


Primária + Primária = Secundária
Azul + Vermelho = Roxo
Azul + Amarelo = Verde
Vermelho + Amarelo = Laranja
 

Cores terciárias

Resultam da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São elas:


Primária + Secundária = Terciária
Amarelo + Laranja = Amarelo-alaranjado
Amarelo + Verde = Amarelo-esverdeado
Azul + Verde = Azul-esverdeado
Azul + Roxo = Azul-arroxeado
Vermelho + Laranja = Vermelho-alaranjado
Vermelho + Roxo = Vermelho-arroxeado


Cores complementares

São aquelas que estão opostas no Círculo das Cores. São contrastantes entre si.
O vermelho é complementar ao verde.
O azul é complementar ao laranja.
O amarelo é complementar ao roxo.
 

Cores análogas

São aquelas que estão vizinhas no Círculo das Cores. São próximas entre si. Por exemplo:


- Amarelo / Amarelo-esverdeado / Verde
- Azul / Azul-arroxeado / Roxo
- Vermelho / Vermelho-alaranjado / Laranja
- Azul / Azul-esverdeado / Verde


Observação: uma composição com cores complementares (contrastantes) sempre possibilita maior destaque que uma composição com cores análogas.


Cores quentes

São cores onde predominam os tons de vermelho, amarelo e laranja. Caracterizam-se como cores vibrantes, alegres, agressivas, sensuais etc., dando, inclusive, a sensação de calor. São cores associadas à época do verão.


Cores frias

São cores onde predominam os tons de azul, verde e roxo. Caracterizam-se como cores melancólicas, tristes, que proporcionam a sensação de calma e recolhimento (aconchego) - portanto não são vibrantes. São cores associadas à época do inverno.


Cores neutras

São aquelas onde não há predomínio de tonalidades quentes ou frias. São cores neutras os tons de preto, branco, cinza, marrom e bege.


Policromia e monocromia

"Cromar" significa colorir. Quando usamos várias cores (mais do que três) em uma composição, dizemos tratar-se de uma policromia.


De outro modo, quando usamos uma única cor em uma composição, mas com várias tonalidades, dizemos tratar-se de uma monocromia. Por exemplo: usamos o preto e o branco para dar a variedade de tons, mais escuros ou mais claros.