Navigation

Watsu

Watsu® é trabalho corporal, na verdade, o primeiro trabalho corporal aquático. Pode ser usado tanto pelo público em geral, quanto para o crescimento pessoal, como por terapeutas; para tratamento de condições específicas ou para transcender as condições normais, juntamente com o nível de consciência.

Pode ser usado para reabilitar como também por outros indivíduos que desejam transcender. Por este motivo, encontram-se pessoas de diversas áreas de atuação nos cursos. Isto enriquece mais ainda a formação, pois assim podemos trocar informações multidisciplinares com médicos, terapeutas holísticos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, advogados, engenheiros, professores e uma infinidade de profissionais que desejam de alguma forma colocar esta forma de aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Watsu trata-se de submeter quem recebe à flutuação, conduzindo seus movimentos passivamente no ritmo da respiração.

Suavemente alongam-se os músculos, dissociando as cinturas, liberando as regiões enrijecidas do corpo, trabalhando com muita delicadeza as estruturas corporais; manipulando suave, mas fortemente a coluna vertebral, sem provocar dor, normalizando o fluxo energético corporal dos meridianos assim como o fluxo de energia da coluna vertebral, tudo isto em uma sintonia perfeita entre quem recebe e quem doa em um alto nível de compaixão, associando posturas semelhantes ao Thai Chi Chuan com seus movimentos lentos, juntamente com a sabedoria e conceitos orientais do Shiatsu, respeitando os modernos fundamentos biomecânicos corporais ocidentais como os princípios físicos da água.

Não necessariamente trabalham-se indivíduos acometidos de alguma patologia específica, pode-se atuar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em diversos níveis.

Watsu surgiu de experiências de Harold Dull nos anos 80, quando ensinava Zen Shiatsu em Harbin Hot Spring, no norte da Califórnia, EUA. Harold pode observar que, ao flutuar as pessoas em água morna, estas ficavam mais suscetíveis ao relaxamento potencializando o trabalho corporal que tem este princípio como tratamento. Harold, juntamente com diversos de seus alunos e colaboradores, desenvolveu movimentos e posturas que facilitavam a obtenção deste tipo de resultados terapêuticos, tornando-se assim um dos principais desenvolvedores da técnica. Harbin é um local com termas naturais, onde durante anos, pessoas do mundo inteiro pôde se reunir para trocar, aprender e ensinar Watsu; durante cerca de 20 anos. Watsu cresceu e se desenvolveu em diversos locais do mundo. Hoje, Harbin tem um local muito especial para se aprender trabalhos corporais.

Este local pode ser observado no site oficial do Watsu: www.watsu.com