Navigation

Quiropraxia

A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao tratamento de problemas do sistema músculo-esquelético. Através de técnicas de terapia manual, exercícios e orientação postural, os quiropraxistas procuram diminuir a dor e tensão, restaurando a movimentação normal.

Surgiu em 1895, nos Estados Unidos. Daniel D. Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, dando a profissão seu nome atual.

As principais condições tratadas com Quiropaxia são:

- Dores na coluna vertebral
- Dores de cabeça
- Dores e tensão muscular
- Dores articulares
- Restrições a movimentação


O tratamento proposto, após uma entrevista e exame clínico minuciosos, consiste de três fases integradas:

- Terapia manual e métodos físicos
- Exercícios para reabilitação
- Orientação

Varias técnicas foram desenvolvidas para restaurar a movimentação livre e indolor:

- Articulações: manipulação ou ajustamento articular e um movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.

- Músculos: realiza-se uma delicada palpação para localizar e dissipar áreas de tensão muscular seguida pelo alongamento passivo dos músculos.

- Postura: dores músculo-esqueléticas costumam causar alterações posturais. Nestes casos são utilizados métodos de tração suave de forma a auxiliar a recuperação de uma postura normal.

Inicialmente os pacientes são tratados uma a três vezes por semana, com redução da frequência conforme a melhora dos sintomas. E comum tratamentos durarem entre um e quatro meses.


Aplicação de compressas frias e quentes, ultrassom e eletroterapia tem um rápido efeito no alivio da dor sendo especialmente úteis para permitir o inicio da realização de exercícios.

Permanecer em atividade é uma orientação importante para pessoas com dores músculo-esqueléticas. São prescritos exercícios para estabilizar e fortalecer as áreas afetadas, bem como alongamentos para aumentar a flexibilidade e diminuir a tensão muscular.

Durante o tratamento sao oferecidas instruções sobre como manter uma postura e atividades adequadas para evitar novos episódios de dor, considerando-se o estilo de vida de cada pessoa.

Como todo método terapêutico. Os tratamentos realizados por quiropraxistas tem indicações e contra-indicações precisas. Quando realizado por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos.

Ao procurar um quiropraxista, certifique-se de que ele possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente.